Recupere a antiga escada de madeira para transformá-la em uma fascinante peça de mobiliário

por Roberta Freitas

04 Março 2022

Recupere a antiga escada de madeira para transformá-la em uma fascinante peça de mobiliário

Estantes, lustres, prateleiras, mesas: tudo isso pode ser obtido praticamente sem custo a partir de uma antiga escada de madeira. Tanto daquelas com degraus como as do tipo compasso, podem ser convertidas em diferentes elementos de decoração, todos partilhando um inegável charme rústico.

As mais robustas poderão suportar pesos importantes, enquanto outras terão uma finalidade mais decorativa, mas todas poderão ser integradas no mobiliário de forma agradável e original. Confira as ideias abaixo.

divineartofhomemaking.com

divineartofhomemaking.com

Um truque amado e popular é montá-las horizontalmente na parede, usando-as como prateleiras rasas que desenham caixas para encher de fotos, molduras diversas ou até outros objetos.

O lado superior da escada montada na parede também pode acomodar outros quadros.

Se a escada é muito resistente e você pode montá-la firmemente na parede para que ela se projete como uma prateleira, é muito legal cobri-la com uma prateleira de vidro e transformá-la em uma mesa.

Outro projeto de muito sucesso é encostar as escadas na parede e usar cada degrau como porta-toalhas no banheiro ou porta-cobertores na sala.

Para embelezar um pouco aquelas que se encostam na parede, além de pintá-las, você pode equipar cada degrau com uma prateleira para acomodar mais objetos. E essa prateleira pode ser uma folha de ferro ou algum outro material forjado.

Elas são perfeitas como estantes compactas em diferentes cômodos da casa.

Mesmo para quem tem uma do tipo compasso, cada degrau pode ser transformado em uma prateleira maior com uma tábua de madeira, talvez pintada na mesma cor da escada.

E se você usar tábuas de madeira longas, elas serão prateleiras espaçosas.

Outra ideia: em vez de encher o espaço interior com prateleiras, porque não usar a parte superior para pendurar cestos de plantas e colocar alguns objetos decorativos na parte inferior? Podem ser vasos de plantas ou até velhas malas empilhadas.

Uma estante de canto com um charme vintage.

Não apenas uma prateleira em cada degrau, mas também gavetas: gradualmente menores à medida que se sobe!

Uma escada pendurada no teto, acima da mesa de jantar e paralela a ela, serve de suporte tanto para cabos com lâmpadas (e assim se torna um lustre original), quanto para qualquer outra decoração que desejar.

E de fato você pode usar a mesma ideia em outros lugares para pendurar molduras com pinturas ou fotos!

Você gostaria de mobiliar com uma escada de madeira?