Use cascas de limão como vasos para cultivar novas plantas a partir das sementes!
Quantas vezes nos acontece de consumir limões e depois jogar fora a casca e as sementes? No entanto, ambos podem ser usados para um experimento simples de tentar em casa: germinar sementes e cultivar mudas dentro das raspas de limão.
É uma maneira diferente e divertida de cultivar plantas dentro de casa a partir de sementes e, embora exija um pouco de paciência antes de você lidar com um espécime totalmente pronta para ser transplantada para um vaso, é bastante simples e praticamente econômica. Na verdade, você só vai precisar de um limão, um pouco de terra e depois água e... tempo!
Escolha limões grandes, para que você tenha mais espaço para preenchê-los com terra. Em vez de limões, você também pode usar outras frutas cítricas, como laranjas. Limas ou tangerinas também funcionariam, mas são frutas pequenas que podem conter pouco solo.
Corte o limão ao meio como você costuma fazer e esprema para guardar o suco, que você pode usar como preferir na cozinha. Em seguida, tome o cuidado de eliminar toda a polpa que ficar dentro, com a ajuda de uma colher de chá: você deve ter apenas a casca, com a parte branca ainda mas sem a membrana e as fibras internas.
Encha as duas metades do limão esvaziado com solo universal de boa qualidade, rico em nutrientes e bem dissolvido.
Insira as sementes, limpas da polpa que permanece aderida a elas, colocando-as uma ou duas polegadas abaixo da superfície e cubra com um pouco de terra.
Com um copo, ou melhor ainda com um borrifador, despeje/borrife um pouco de água na terra: vai demorar muito pouco para molhar todo o solo. Como a casca do limão não tem furos, a água só vai evaporar lentamente, então tome cuidado para verificar o solo, molhando-o novamente apenas quando estiver quase completamente seco.
A temperatura ideal para germinar é de 21° C. Levará algumas semanas para que os brotos produzam uma muda de alguns cm de altura, e quando isso acontecer será melhor dividi-los, colocando apenas uma muda em cada metade de limão.
À medida que as plantas vão ficando mais desenvolvidas e cada uma terá várias folhas, você pode colocar tudo em uma jarra – de preferência de barro. A casca de limão, de fato, vai se decompor no solo, continuando a alimentar a planta jovem que está crescendo.
Para adubar, use um produto rico em potássio uma ou duas vezes por mês e mantenha sempre o solo úmido, mas não demais. A planta precisará de pelo menos 4 horas de luz direta e temperaturas entre 15 e 21 graus. Não fertilize no inverno e não exponha o vaso a correntes de ar.
Você pode usar as cascas de várias frutas cítricas para tentar germinar outras sementes de maneira semelhante!
Gostaria de tentar esta experiência?