Você precisa transplantar ou replantar suas plantas? Veja algumas dicas para evitar que elas murchem
Todas as plantas que cultivamos em vasos, antes de atingir seu tamanho final, devem ser replantadas periodicamente, e também há casos em que a planta cultivada em vasos deve ser movida para o solo ou você percebe que precisa mudar a posição no jardim, levando-a para outro canteiro.
Os transplantes são sempre um trauma e, portanto, devem ser feitos no momento certo e com uma série de cuidados para que cada espécime sobreviva a essas importantes mudanças o mais ilesas possível. Aqui estão algumas dicas úteis para evitar que uma planta transplantada perca o seu vigor logo depois.
- Evite sempre mover as plantas durante o período mais quente do verão, é difícil para elas se acomodarem a tempo e absorverem a água necessária para combater as altas temperaturas.
- Se você planeja movê-las, molhe-as bem com alguns dias de antecedência, para que a planta esteja melhor preparada para sobreviver à falta de água que ocorre quando ela precisa se "assentar" em seu novo local.
- Certifique-se de extrair a planta com o máximo de terra possível ao redor das raízes: o pedaço de terra as protege enquanto você manuseia e movimenta o espécime, momento em que as raízes sempre ficam um pouco danificadas. Portanto, use uma pá e nunca puxe a planta pelo caule ou pelos galhos.
- Se precisar trocar o vaso, coloque-o no chão e afaste a terra das bordas, para ficar longe das raízes, e depois extraia a planta.
- No entanto, se as raízes cresceram até ocupar todo o espaço disponível e, portanto, criaram uma massa intrincada, tente alargá-las com muita delicadeza, pelo menos as mais externas (sem quebrá-las). Dessa forma, a planta poderá se espalhar mais facilmente na sua nova casa, onde terá mais espaço.
- Primeiro prepare o solo para plantar a planta: se estiver no solo, cave e areje, possivelmente também adicionando material orgânico conforme necessário. Isso garantirá que não haja estagnação da água.
- Quanto a um vaso novo, prepare o solo necessário de acordo com o tipo de planta, desde que bem dissolvido para drenar o excesso de água. Pela mesma razão, se certifique de que existem orifícios de drenagem suficientes no fundo.
- Também tome cuidado para usar solo que não seja afetado por mofo ou outros problemas.
- Regue imediatamente a planta depois de transplantá-la e dê uma olhada nela pelo menos a cada dois dias: enfie um dedo no solo e, se estiver seco por vários centímetros, você pode regar mais. Nos primeiros dias, de fato, as raízes têm mais dificuldade em coletar a água necessária. No entanto, se você perceber que a água não é absorvida rapidamente pelo solo, espere secar bem antes de regar novamente, caso contrário corre o risco de que as raízes apodreçam.
- Assim que você regar, o solo ao redor do colarinho cederá, então tenha um pouco de solo extra pronto para adicionar e o compacte suavemente ao redor do colar da própria planta.
- Evite fertilizar por 3 semanas.
Bom trabalho!