Panelas e frigideiras de ferro fundido: saiba o que fazer para torná-las realmente eternas
As panelas e frigideiras de ferro fundido eram uma constante nas cozinhas das nossas avós. Com o tempo elas foram ficando em segundo plano, superadas por muitos produtos mais leves e manejáveis, com revestimentos antiaderentes de todos os tipos... Até que o ferro fundido voltou a atrair o interesse de muitos: um material praticamente indestrutível, que não envolvem riscos para a saúde, como acontece com algumas panelas com revestimento antiaderente.
Na verdade, basta usar óleo, e o ferro fundido é tratado em casa para se tornar praticamente eterno. Existem também diferentes precauções que devemos ter de tempos em tempos, e se por acaso você quiser recuperar uma panela de ferro fundido que você esqueceu no fundo do armário que está arruinada e enferrujada, não se desespere, você ainda pode recuperá-la!
Quando compramos artigos deste tipo, certamente terão as indicações para poder dar conta do primeiro tratamento, aquele a fazer sem falta antes de começar a cozinhar com essas panelas. De fato, em geral, se deve usar óleo de cozinha simples:
- Pré-aqueça o forno a 190 graus.
- Polvilhe o óleo em uma camada uniforme sobre toda a superfície interna e externa da panela (que deve estar perfeitamente limpa, portanto, lave a panela com um pouco de água e um pouco de sabão e seque perfeitamente antes de adicionar o óleo).
- Quando o forno atingir a temperatura, coloque uma pingadeira no fundo para recolher o óleo que vai pingar, talvez até forrando com papel manteiga.
- Coloque a panela de cabeça para baixo em uma das grades e cozinhe por 45 minutos (às vezes até 60).
- Deixe esfriar e depois com um pano limpo ou papel retire todo o excesso de gordura.
Esse processo é chamado de polimerização e faz com que o óleo carbonizado sele o ferro fundido.
Além disso, após cada uso, seria melhor evitar o uso de sabão, enxaguando cuidadosamente a panela com água quente e depois aquecendo-a no fogão. Quando estiver quente, esfregue o interior com um pouco de óleo vegetal e, finalmente, retire o excesso com papel quando esfriar.
Se houver resíduos a serem descartados, você pode usar sal grosso com uma esponja.
E o que fazer se o ferro fundido estiver enferrujado?
Se houver ferrugem, não se desespere: remova-a manualmente com uma esponja abrasiva, raspando e enxaguando, ou use vinagre branco que você deve deixar agir por várias horas. Há quem também use produtos antiferrugem, mas depois não se esqueça de enxaguá-los e eliminar qualquer resíduo.
Depois de remover a ferrugem, você pode enxaguar com água (ou água e um pouco de sabão) e então deve proceder como se estivesse fazendo o tratamento preventivo com o óleo explicado acima.
Bom trabalho!