Precisa reorganizar a cozinha e não sabe como fazer? Aproveite estas soluções eficientes e engenhosas
Quando temos que cozinhar alguma coisa na cozinha passamos entre o fogão, o forno e as bancadas que devem estar sempre livres de qualquer confusão e prontas a serem usadas. E ainda mais todos os móveis de parede e gavetas, que muitas vezes são palco de um acúmulo de objetos que nos obrigam a vasculhar por um longo tempo antes de encontrar o que precisamos.
Não é fácil gerenciar o espaço quando não há muito para acomodar todos os ingredientes e utensílios que precisamos, mas algumas ideias que são cada vez mais protagonistas do mobiliário moderno podem ajudar. Gavetas profundas em vez de móveis tradicionais com portas e prateleiras, o uso ideal dos cantos da sala e alguma outra solução semelhante, podem fazer maravilhas. Confira as ideias abaixo.
Tradicionalmente, muitos dos móveis da parte inferior da cozinha, principalmente sob as bancadas, eram aqueles com as portas e prateleiras no interior, mas as gavetas muito profundas e largas estão se tornando cada vez mais populares, que você só precisa deslizar com um toque para abrir e, assim, tudo fica mais fácil de encontrar.
Elas são tão grandes que podem conter até panelas e potes grandes.
E às vezes elas podem se esconder dentro delas algumas prateleiras extraíveis, que por exemplo podem acomodar as tampas de qualquer panela.
O cantinho da cozinha pode se tornar o espaço ideal para uma despensa compacta, fechada por uma porta que quebra o ângulo reto.
Do ponto de vista estético, usar cestas, potes e recipientes que tenham estilos compatíveis é uma escolha vencedora, mas também torna a busca pelo que você precisa menos caótica.
Você também pode encontrar frascos com tampas transparentes para alimentos secos, para que, se os colocar na vertical nas gavetas, veja imediatamente o que eles contêm.
Há sempre a necessidade de alguns ingredientes e utensílios nas bancadas, e você pode mantê-los arrumados com uma bandeja circular.
As gavetas de talheres e utensílios podem ter divisórias dispostas de forma diferente do habitual, por exemplo com compartimentos oblíquos.
Nas gavetas profundas também pode haver espaço para os jogos de pratos, empilhados e divididos entre eles com palitos feitos sob medida.
Sob os móveis sempre há espaço para adicionar gavetas para guardar bandejas, formas e tudo o que você precisa com menos frequência.
Nunca se esqueça de que você ganhará espaço separando os recipientes de comida de suas tampas.
E lembre-se também de usar a parte interna das portas para pendurar objetos pequenos e leves, como copos medidores.
Se houver partes livres da parede, equipe-as com trilhos e coloque ali o que você preferir (panelas, tábuas de cortar, conchas) mesmo de forma esteticamente agradável, pois elas farão parte diretamente da decoração.
Que soluções você adotou para arrumar a cozinha?