Você quer orquídeas com folhas verdes e exuberantes? Use suco de limão!

por Roberta Freitas

22 Março 2022

Você quer orquídeas com folhas verdes e exuberantes? Use suco de limão!

Um remédio barato e natural para promover a saúde das orquídeas está no suco de limão: isso mesmo, de fato, graças sobretudo ao ácido cítrico em seu interior, fornece à planta - simplificando muito - energia e carbono.

De fato, as plantas não apenas usam o carbono presente no dióxido de carbono do ar, mas também o assimilam do ácido cítrico. Na natureza, um mofo cresce em orquídeas (Aspergilla niger) que vive em simbiose com a planta e fornece a ela o ácido cítrico de que necessita. Na falta do mofo, a planta acaba produzindo por si mesma o ácido cítrico de que necessita, portanto, dar a ela um pouco dessa substância, significa poupar um esforço "inútil", para que concentre suas energias no crescimento dos vários sistemas.

Commons Wikimedia, Pixabay

Commons Wikimedia, Pixabay

Assim, o uso de suco de limão (que também contém outras substâncias importantes para as plantas, além do ácido cítrico) serve tanto para corrigir a acidez do solo (o ideal para orquídeas fica em torno de um valor de pH de 5,8 e nunca superior a 7,5), quanto para facilitar a ingestão de elementos que a planta necessita (fósforo, nitrogênio, cálcio, magnésio, metais presentes no solo ou em fertilizantes).

Como usar suco de limão para as orquídeas

Você pode usar alternativamente:

  • A ponta de uma colher de chá de ácido cítrico em cristais
  • 3,5 litros de água

Ou

  • Uma colher de chá de suco de limão fresco (embora alguns estudos relatem o uso de 2 colheres de sopa)
  • 3,5 litros de água

Misture os ingredientes e regue o solo ao redor da planta. Se você usar água da chuva ou água purificada com sistemas de osmose, também pode pulverizar a mistura diretamente nas folhas, mas é sempre mais arriscado, por isso é aconselhável não fazer isso. Tenha cuidado para não exceder as doses indicadas, pois, caso contrário, o suco de limão ou o ácido cítrico podem ser prejudiciais às plantas.

O efeito de correção do pH garantido pelo ácido cítrico é temporário, pois a planta o absorve. Não há indicação precisa sobre a frequência com que usar esse método, por isso aconselhamos que você não o faça com muita frequência (certamente nem sempre que regar as plantas). No entanto, você deve notar resultados no desenvolvimento do sistema radicular e na aparência mais verde e cheia das folhas.