Cultivando a camélia: dicas úteis para a árvore que floresce no inverno!

por Roberta Freitas

22 Março 2022

Cultivando a camélia: dicas úteis para a árvore que floresce no inverno!

Entre as árvores que sempre valeria a pena inserir no jardim estão as camélias: muitas vezes são pouco mais que arbustos, portanto não conseguem ocupar muito espaço, são muito fáceis de cultivar, pois também podem ser usadas em áreas de penumbra, e estão prontas para encher de cores a paisagem no inverno, quando todas as outras plantas estão em fase adormecida e há poucas flores no jardim.

De fato, as inflorescências dessas plantas são o verdadeiro motivo de seu charme: há muitas variedades, com cores que vão do branco cremoso ao roxo, talvez até com pétalas pontiagudas e mosqueadas. Quase todas, no entanto, têm em comum o fato de que essas flores são duplas, portanto cheias de pétalas e, portanto, absolutamente lindas de serem vistas em plena floração.

Creativo

Creativo

  • Exposição: as camélias crescem em áreas claras, mas não expostas à luz solar direta. Portanto, elas não deverão estar na sombra completa de árvores e edifícios.
  • Temperaturas: em zonas de clima temperado podem ser cultivadas facilmente em campo aberto, enquanto onde o inverno se torna muito rigoroso com baixas temperaturas, que frequentemente descem abaixo de zero graus, será preferível cultivá-las em vasos grandes e protegê-las nos períodos mais frios. Se forem mantidas dentro de casa no inverno, no entanto, preste atenção às temperaturas: quando estão muito altas, de fato, as plantas perdem seus brotos antes que se abram, justamente porque são plantas muito resistentes que preferem o frio (embora não intenso).
  • Solo: elas amam um solo úmido e rico, mas absolutamente não sujeito à estagnação da água. Elas também adoram um solo basicamente ácido, então também podem crescer perto de pinheiros e coníferas, cujas agulhas oferecerão uma excelente cobertura ao redor do colar das camélias.
  • Irrigação: as plantas jovens e as cultivadas em vasos devem ser seguidas com regas semanais nas estações amenas, até duas vezes por semana no verão e mais espaçadas no inverno. As plantas adultas que crescem em campo aberto, no entanto, não precisam de nenhum cuidado nesse sentido.

Você já cultivou camélias em casa ou no jardim?