5 dicas úteis para pintar a sua casa como um profissional
Preparar-se para pintar as paredes de uma sala para renovar seu visual ou repensar completamente o design de interiores é uma das intervenções mais comuns e econômicas para transformar nossas casas. Com o tempo, de fato, sujeira, umidade e talvez fumaça, podem deixar manchas que se tornam difíceis de remover e você acaba tendo que consertar a situação, e a demão de tinta é a melhor solução.
Se você quiser economizar, pode se equipar para pintar você mesmo, mas é bom evitar cometer alguns erros comuns, para garantir um resultado realmente satisfatório. Aqui estão cinco dicas úteis para abordar o trabalho como um verdadeiro profissional.
- Qual tinta? Você pode escolher entre duas grandes categorias de tinta: à base de água e à base de óleo. As primeiras são agora as mais indicadas para trabalhos de interior, secam mais rápido, têm um cheiro menos penetrante e têm muitos acabamentos diferentes. Aliás, o acabamento também é importante: geralmente aquelas com acabamento fosco são as mais usadas, mas em alguns ambientes, como a cozinha ou o banheiro, você pode preferir aquelas com acabamento brilhante. De qualquer forma, é sempre bom investir em produtos de qualidade, que ao longo do tempo darão resultados muito mais apreciáveis.
- Primer: sim ou não? O primer é sempre necessário se você quiser pintar uma parede escura com uma cor mais clara ou se a parede tiver manchas e imperfeições (talvez você tenha que preencher novamente rachaduras ou buracos de alguns pregos). No entanto, se a base estiver limpa e transparente, você também não poderá usá-lo. Há também tintas com primer, que economizam um pouco de tempo e dinheiro.
- Quanta tinta? Melhor fazer as contas primeiro. Considere que em média com um litro de tinta você pode cobrir 7-9 metros quadrados se a parede for muito lisa, um pouco menos (6-8 metros quadrados) para paredes ásperas. É sempre bom comprar o equivalente necessário para a peça a ser coberta e também considerar um litro a mais para qualquer retoque. Além disso, é sempre bom misturar primeiro todas as embalagens compradas (principalmente as coloridas) em um balde grande, para realmente ter a mesma cor em todos os pontos das paredes. Você sempre pode guardar novamente a tinta que resta em uma das embalagens.
- Em que ordem agir? Existem várias escolas de pensamento. Em geral, no entanto, você não se engana se seguir esta ordem: tire o pó e limpe bem todos os rodapés e cantos das paredes e do teto. Em seguida, cubra as superfícies como batentes e molduras de portas e janelas, puxadores e rodapés com fita adesiva. Mantenha o chão e os móveis cobertos com lençóis. Primeiro pinte os cantos da área a ser coberta (existem várias técnicas para fazer isso) e depois comece a pintar do teto para baixo nas paredes e depois nas molduras das paredes.
- Para o teto: use o rolo longe de onde você está, depois volte em sua direção com um movimento de ziguezague. Trabalhe em pequenas seções e faça com que cada nova área se sobreponha um pouco à anterior. No entanto, evite pintar acima da cabeça, é uma posição que não faz você entender o que está fazendo.
São pequenas dicas, mas que podem ajudar muito na realização de um trabalho preciso e sem estresse.