Descubra muitos truques gratuitos para cuidar de suas plantas
Quem cultiva plantas gostaria que estivessem sempre saudáveis e bonitas com o mínimo esforço: é impossível não ter que se esforçar com o cuidado dos nossos cantinhos verdes, mas certamente podemos obter melhores resultados e talvez diminuir um pouco o cansaço recorrendo a alguns truques úteis.
E em casa podemos contar com muito mais aliados do que imaginamos. Alguns ingredientes como amido de milho, resíduos como cascas de ovos e borra de café ou mesmo o carvão que fica na lareira podem ajudar a melhorar a aparência e a saúde das nossas plantas. Confira alguns truques úteis abaixo.
Ao usar pauzinhos de madeira para comer comida asiática, guarde-os, mesmo que estejam muito sujos: eles são perfeitos para ajudar a sustentar as plantas menores, sem risco de danificar as raízes.
Um resíduo orgânico, como as cascas de ovos, podem se tornar excelentes potes para fazer brotar mudas: em suma, substitutos de canteiros tradicionais, mas feitos de materiais totalmente compostáveis e recicláveis.
E quando as plantas crescerem o suficiente para serem levadas para vasos maiores ou no chão, basta quebrar as cascas e talvez colocar os fragmentos na pilha de compostagem, enquanto o papelão da embalagem acaba na lixeira sem problemas.
Sobrou alguma cerveja nos copos ou garrafas abertos depois de uma festa? Despeje na pilha de compostagem! De fato, a cerveja contém levedura, rica em nitrogênio e ideal para estimular a decomposição de substâncias orgânicas, acelerando assim o processo de compostagem.
Creativo
A borra de café é outro resíduo de cozinha que podemos usar no cuidado da vegetação. Eles podem de fato ser usados como fertilizantes, pois contêm nitrogênio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, cálcio e cromo. Por isso, é bom esfarelá-las quando estiverem bem secas ao redor das plantas e depois regar para fazê-las penetrar no solo. Em alguns estudos, se descobriu também que a borra de café pode ajudar a absorver metais pesados e atrair vermes, cujo húmus é muito útil para o solo.
E em qualquer caso, elas também são um ótimo complemento para a pilha de compostagem.
Com garrafas de vidro, como garrafas de vinho (mesmo as de plástico), você pode criar um sistema faça você mesmo para regar as plantas quando estiver fora por alguns dias.
Você tem vasos de terracota antigos que continham plantas mortas devido a fungos, mofo ou parasitas nocivos? Você pode continuar a usá-los depois de limpá-los completamente e também lavá-los com vinagre branco.
O carvão vegetal (portanto aquele gerado apenas a partir da madeira não tratada) é outro excelente aliado no cuidado com as hortaliças. Ao ser incorporado ao solo, possuindo uma estrutura muito porosa, facilita a passagem do ar para o substrato, o que é fundamental para a saúde das raízes que nunca devem ser sufocadas por solos muito compactos e pesados. Além disso, o carvão retêm a água, ajudando a terra a ficar úmida por mais tempo em climas quentes. Com o fato de se decompor muito lentamente, melhora a qualidade do solo por muito tempo.
O amido de milho também é útil para as plantas. É uma substância que, quando misturada com o solo ao redor das plantas, aumenta a capacidade do próprio solo de reter água e nutrientes ao redor das raízes, estimulando assim o crescimento da planta e ajudando-a a resistir a períodos de seca, além de ser capaz de reduzir os níveis de poluição ambiental, uma vez que reduz o escoamento de nitrogênio.
Quantos recursos preciosos para as plantas temos em nossas casas!