Ceropegia: aprenda a cultivar esta planta de formato único
Existem plantas que possuem características verdadeiramente surpreendentes, e a Ceropegia woodi é uma delas. A sua peculiaridade reside na sua aparência: é de fato uma planta trepadeira ou rasteira que gera ramos longos e finos, de cor ligeiramente rosada e pequenas folhas em forma de coração, verdes e com veios brancos. Por isso também é chamada de cordão de corações.
É uma planta suculenta, portanto, pertencente a uma família que não precisa de rega frequente, e também pode crescer em cantos um pouco menos claros da casa: por isso, além de ser extremamente decorativa, também é fácil de cultivar e adequada para decorar casas de uma forma elegante. Continue a ler para saber mais sobre ela.
- Temperaturas: precisa permanecer em ambientes que não desçam abaixo de 7-10° C de temperatura, razão pela qual no inverno geralmente deve ser colocada dentro de casa.
- Exposição: prefere a luz plena, pois é nessas condições que dá o seu melhor em termos de cor e floração. No entanto, consegue resistir, ainda que menos luxuriante, em zonas um pouco menos luminosas. O importante é evitar correntes de ar, principalmente se for de ar frio.
- Solo: como muitas plantas suculentas, pode ser enterrada em solo de cactos, ou uma mistura caseira em que um solo universal é misturado com areia fina e partes iguais de turfa. Você também pode adicionar folhas secas. O fundamental é que o vaso (nunca muito maior do que a planta, que cresce devagar) tenha furos suficientes para garantir uma boa drenagem, pois essas plantas não toleram a estagnação da água.
- Rega: regue com mais regularidade na primavera e no verão, assim que o solo secar. Elas suportam pequenos períodos de seca e o solo não deve ficar encharcado, mas apenas úmido. No outono e inverno as regas são bastante reduzidas, pois o solo demora muito mais para secar.
- Poda: apenas os ramos que secam e perdem a vitalidade devem ser eliminados, para favorecer o desenvolvimento da parte sadia da planta.
- Multiplicação: pode ser multiplicada cortando, enterrando seções dos galhos cortados; ou destacando os crescimentos tuberosos que se formam ao longo dos ramos, que devem ser retirados no início da primavera e colocados em uma mistura de turfa e areia.
Gostaria de cultivar Ceropegia em casa?