Quais são os itens mais sujos da casa que esquecemos de limpar?
Das várias superfícies do banheiro às da cozinha, sem esquecer os pavimentos da casa e as janelas: todas as semanas mantemos todas estas áreas limpas, e também cuidamos de algumas diariamente ou quase. Mas também há uma série de objetos que usamos todos os dias e ainda assim não incluímos na rotina de limpeza habitual, e talvez nem na mais ocasional.
No entanto, mesmo esses objetos são um receptáculo para germes e bactérias, ou podem hospedar fungos e substâncias nocivas. Vamos descobrir quais são eles.
Creativo
- A vedação da porta da máquina de lavar: a cada lavagem a sujeira retirada da roupa acaba não só no filtro, mas também um pouco entre as dobras de borracha da vedação da porta. Ali, com a estagnação da água e o fato de ser um ambiente fechado e isolado, se criam as condições ideais para o aparecimento de bolores. Devemos, portanto, lembrar de limpar também essa área, talvez com um spray faça você mesmo à base de água misturada com vinagre ou bicarbonato de sódio, ou com água oxigenada e suco de limão, ou mesmo uma pequena parte de água sanitária. Pulverize na vedação, na cesta e na bandeja, depois remova com um pano úmido e seque bem.
- Porta-escovas: esses recipientes entram em contato com a água que escoa das próprias escovas de dentes, bem como a umidade do próprio banheiro, e facilmente se tornam terreno fértil para fungos e mofos que rapidamente entrariam em contato com nosso corpo. Algumas vezes por semana, portanto, lembre-se de lavar os porta-escovas com água quente e sabão desinfetante, ou mesmo água oxigenada. Você pode até colocá-lo na máquina de lavar louça, dependendo do material do qual é feito.
- Toalheiros: assim como outras superfícies de banheiro, os toalheiros estão sempre em contato com o ar e objetos úmidos, e também não falta poeira. No entanto, como nem todos podem pensar em lavá-los regularmente, com o tempo eles se tornam um dos objetos mais sujos e insalubres da casa. Também para estes, dependendo do material de que são feitos, será bom utilizar sistemas de limpeza que lhes permitam higienizar, com sabões adequados ou água oxigenada.
- Botões, puxadores e interruptores: tocamos neles todos os dias e são um verdadeiro terreno fértil para germes e bactérias. Então lembre-se de limpá-los com produtos desinfetantes ou melhor ainda com álcool 60-70%. Sempre tome cuidado, com os interruptores, para não borrifar produtos líquidos neles, mas umedeça o pano e depois passe cuidadosamente sobre o interruptor, para não deixar entrar água ou umidade nos interstícios.
Creativo
- Controles remotos: televisores, aparelhos de som e qualquer outro objeto que seja controlado remotamente por um controle remoto nos levam a usar essas ferramentas todos os dias, e talvez até por várias pessoas diferentes. Estes também devem ser limpos das gorduras dos dedos e sujeira que se forma entre as teclas, bem como desinfetados. E mesmo neste caso, produtos com 60 ou 70% de álcool são bons, melhor se borrifar no pano que depois passaremos no próprio controle remoto, para evitar danos.
Bom trabalho!