Apague marcas das paredes brancas com a borracha mágica e outros remédios caseiros
As paredes brancas são as mais comuns nas residências, e com razão: elas amplificam a luminosidade dos cômodos, permitem focar nas formas de cada ambiente e se tornam uma verdadeira tela sobre a qual ficam todos os móveis, incluindo decorações e acessórios com muito mais contraste. No entanto, elas têm apenas um grande defeito: elas devem ser limpas de tempos em tempos para poder preservar sua aparência cândida, porque mesmo o menor sinal ou auréola fica imediatamente evidente nelas.
Um meio útil para apagar literalmente as marcas escuras que aparecem nas paredes é a borracha mágica, que é muito fácil de usar e é útil para se apressar em remover as marcas mais óbvias. Existem também outros métodos a serem utilizados, e indicamos alguns deles a seguir.
Video via @lacasadimattia/TikTok
A borracha mágica é feita de espuma de resina de melamina, e para ser usada não deve ser simplesmente esfregada nas paredes, mas deve ser bem embebida em água e depois espremida bem, para que não escorra. Nesse ponto você pode usá-la como uma esponja normal na parede, sem se preocupar com o fato de deixar algumas "migalhas", assim como aquelas das borrachas normais.
Como você pode ver claramente neste vídeo do TikTok da conta @lacasadimattia, de fato, a borracha consegue fazer desaparecer aquelas manchas e marcas escuras que inevitavelmente se formam nas paredes de casa. No vídeo também vemos que, para concluir completamente o trabalho, é aconselhável limpar com um pano macio e levemente umedecido, para remover qualquer resíduo.
Se você não tem a borracha mágica ou quer tentar outros métodos, você pode escolher entre:
- Uma bacia de água quente e sabão de Marselha, na qual você irá mergulhar uma esponja ou pano e, depois de torcer, passe na parede para lavá-la. Esse método pode ser utilizado no caso de paredes pintadas com tinta acrílica ou papel de parede lavável.
- Vinagre branco nas manchas e auréolas mais evidentes, deve ser limpo com um pano macio.
- Quando a mancha estiver mofada, você precisará combatê-la com alvejante. Proteja sempre as mãos e o trato respiratório e ventile a sala durante e após a lavagem. Dilua 50 ml de alvejante em um litro de água e borrife sobre as manchas e, após uma hora, enxágue abundantemente.
- Uma alternativa útil, mas menos agressiva, é o peróxido de hidrogênio, que mata os esporos. No entanto, você pode ter que passá-lo várias vezes e deve ficar em contato com a superfície por mais tempo.
Como você prefere lavar as paredes de casa?