Você quer propagar sua sansevieria? Você pode fazer isso facilmente de 3 maneiras diferentes
Entre as plantas mais populares nas casas de todo o mundo está certamente a sansevieria: na realidade este nome indica várias variedades, uma das quais é particularmente apreciada - a de bordas amarelas, que se chama S. Trifasciata.
A razão do seu sucesso reside em dois fatores principais: são plantas com uma forma muito particular, feitas de folhas grossas e coriáceas, verdes com veios mais escuros e muito pontiagudos; acima de tudo, são plantas muito fáceis de cultivar, pois requerem pouca água a ponto de quase poder esquecê-la por longos períodos no inverno, e também em termos de temperaturas e exposição são capazes de sobreviver em áreas com um pouco mais de sombra.
Outra característica útil delas é que, de uma planta, você pode facilmente obter outras e, para isso, você pode escolher entre três maneiras que indicamos abaixo.
Primeiro método: por divisão do torrão
Quando a planta é muito grande, o método preferível é dividir o torrão.
Retire a planta do vaso
2. Use uma faca afiada ou tesoura de jardim e principalmente com lâminas esterilizadas e corte uma porção das raízes, separando-a do restante do emaranhado.
3. Com as mãos, separe esta parte cortada, trazendo consigo também as folhas que crescem imediatamente acima (pelo menos 3).
4. Plante a porção assim obtida em um vaso separado, no qual você terá colocado um pouco de argila expandida no fundo e, em seguida, solo bem dissolvido e drenante.
5. Regue imediatamente e continue a cuidar da planta como sempre fez com a mãe.
Por corte de folha no solo
Retire uma folha da planta, sempre cortando-a pela base com uma faca ou tesoura com lâminas afiadas e esterilizadas (álcool ou chama).
2. Divida essa folha em várias seções com pelo menos 5 centímetros de comprimento. É essencial lembrar a direção da folha: ou seja, qual lado do segmento que você obteve estava voltado para a base e qual estava voltado para a ponta. Por exemplo, você pode criar um corte em "v" na lateral em direção à base.
3. Mergulhe o corte básico de cada pedaço em um pouco de hormônio enraizador em pó (você também pode comprá-lo online) e insira diretamente no solo adequado, a folha deve afundar por um ou dois centímetros.
4. Mantenha o vaso com os pedaços de folha em um local ensolarado e mantenha o solo apenas levemente úmido e nunca encharcado demais. Certifique-se de que as peças fiquem sempre dentro da terra.
Por corte de folha em água
Esterilize bem a faca ou tesoura e corte a folha como no caso anterior.
2. Lave e esterilize também o recipiente de vidro onde você vai enraizar a folha, você também pode usar um pouco de água oxigenada, o importante é que você enxágue e seque bem antes de usá-lo.
3. Melhor cortar as folhas imediatamente após regar a planta, para que o corte tenha tempo de "curar" antes de correr o risco de entrar em contato com mais água.
4. Coloque as folhas no copo/jarra que você terá enchido com um terço ou metade com água.
5. É vital lembrar de trocar essa água a cada dois dias.
6. Cada folha deve produzir raízes a partir do corte em duas semanas e, após dois meses, as raízes terão se desenvolvido o suficiente para entrar no solo. Uma pequena planta já pode ter brotado da base da folha.
Bom trabalho!