Alongamento matinal na cama: descubra os movimentos perfeitos para se sentir melhor o dia todo
Acordar cedo e sair para correr não é para todos, mas talvez fazer alguns movimentos de alongamento enquanto ainda estamos na cama pela manhã está ao alcance de todos.
Todos sabemos que o exercício regular é bom para a nossa saúde, mas nem sempre temos tempo ou vontade de seguir rotinas adequadas. E se levamos uma vida predominantemente sedentária, é muito fácil que, realmente em qualquer idade, tenhamos que lutar com dores musculares ou ósseas que acabam com os nossos dias. Encontrar-se com as costas rígidas ou mobilidade articular reduzida é muito pior do que você imagina, na vida cotidiana.
Há uma série de movimentos de ioga que nada mais são do que alongamentos lentos e medidos, daqueles realmente ao alcance de todos, e que podem ser feitos mesmo quando ainda estamos na cama pela manhã ou mesmo antes de dormir: na primeiro caso nos ajudará a enfrentar o dia com mais energia, no segundo promovem o relaxamento do corpo para conciliar o sono.
Alongue todo o corpo
Inspire lentamente e leve os braços sobre a cabeça, bem estendidos, até que os dedos se entrelacem. Ao mesmo tempo, estique as pernas e os pés. Conte lentamente até cinco enquanto respira lentamente e depois relaxe. Repita o movimento três vezes.
Dobre em direção ao chão
Sente-se na beirada da cama, com os pés no chão e as pernas dobradas. Levante os braços acima de você lentamente e, em seguida, dobre todo o tronco para a frente, sem mover as pernas. Você tem que tocar o chão com os dedos e se certificar de que seu peito está em contato com os joelhos. Você também pode agarrar os tornozelos com as mãos, se puder. Permaneça nesta posição por alguns segundos, em seguida, levante-se lentamente e retorne à posição sentada.
Traga os joelhos para o peito
Você começa deitado de costas, com os braços esticados ao lado do corpo. Usando os músculos abdominais e do quadril, levante e dobre as pernas até que os joelhos estejam no peito. Mantenha-os pressionados contra o peito com a ajuda das mãos por 10 segundos ou mais, sempre respirando lenta e profundamente. Em seguida, volte a esticar as pernas com calma.
Torção das costas
Ao sair da posição anterior, você pode fazer isso.
Ao trazer os braços para os lados ou sobre a cabeça, deixe-os relaxar na cama como quiser, em vez de esticar as pernas, mantenha-as dobradas, mas deixe-as cair para um lado. O importante é tentar não mover as costas o máximo possível: você terá que torcer o corpo lentamente, mas o máximo que puder. Quando seus joelhos tocarem a cama, vire a cabeça para o lado oposto e fique nessa posição por 10 segundos ou mais.
Depois, sempre com movimentos medidos, faça o movimento contrário, torcendo o corpo no sentido inverso.
Curvatura para frente sentado
Estenda as pernas mantendo os pés juntos, inicialmente mantendo as costas retas na posição sentada. A partir daí, incline o tronco para a frente, passando as mãos pelas pernas até tocar os dedos dos pés ou agarrar os tornozelos. O peito chega a tocar as pernas, como se o corpo se dobrasse sobre si mesmo. Fique com as costas retas, ombros afastados das orelhas e tente relaxar o máximo possível por longos segundos, depois volte a se sentar.
Cruze as pernas ao deitar
Deite-se de costas na cama, dobre os joelhos mantendo as solas dos pés na cama e depois levante uma perna dobrando o joelho para fora e colocando o pé no outro joelho: você estará cruzando as pernas como se fosse formar um "4". Conte até cinco respirando lentamente e coloque o pé de volta no chão, depois faça o mesmo com a outra perna.
Experimente estes exercícios todos os dias antes de sair da cama, eles podem fazer a diferença!