Desorganização: arrume sua casa para aumentar o bem-estar da família, descubra todos os benefícios

por Roberta Freitas

10 Abril 2022

Desorganização: arrume sua casa para aumentar o bem-estar da família, descubra todos os benefícios

O acúmulo de objetos em casa é uma consequência inevitável. E quanto mais pessoas convivem, mais difícil é conter o distúrbio. E se tivermos crianças ou animais de estimação em casa e pouco tempo todos os dias para nos dedicarmos a alguma tarefa doméstica, se torna quase impossível não encontrarmos móveis e superfícies cheias de objetos que criam desordem.

Existem muitos truques para te ajudar a manter tudo limpo e arrumado, e muitas vezes você só precisa reorganizar os espaços sem ter que jogar nada fora. Mas às vezes decidir fazer uma reorganização geral e completa, daquelas as quais sobrevivem apenas uma pequena parte dos objetos que temos, pode ser a transformação que muda radicalmente nossa casa, tornando-a mais habitável e agradável para todos.

via Apartment Therapy

pexels.com

pexels.com

Há muitos testemunhos que podemos encontrar online de fenômenos semelhantes: alguém que decidiu proceder com a chamada decluttering, ou um processo de triagem e limpeza que visa remover tudo o que é minimamente supérfluo de nossas vidas. Embora muitos de nós estejam à vontade cercados de enfeites e objetos de todos os tipos, para outros é fundamental ter sempre as superfícies claras e limpas.

Quando nos encontramos em um impasse, a casa parece um pouco opressiva e percebemos que uma infinidade de coisas que vemos todos os dias colocadas e amontoadas em todos os lugares na verdade nunca são usadas, organizar para fazer uma seleção séria pode se tornar um novo começo capaz de transformar radicalmente a atmosfera de um ambiente. Como Shifrah Combiths explica em um de seus artigos online, depois de uma arrumação geral da casa, cada espaço se tornou mais agradável de se viver e mais acolhedor para todos.

O que muda?

  • Há mais espaço para estar junto com a família ou amigos: todos tendem a "gravitar para os espaços vazios (ou seja, mais vazios do que antes)". Eles são naturalmente mais calmos e mais agradáveis ​​de se viver.
  • Voltamos a descobrir atividades diferentes: sem todos os objetos extras voltamos a viver os espaços para o uso pretendido. Dá vontade de sentar para ler ou jogar, ou simplesmente relaxar.
  • Mais tempo disponível: com menos coisas para guardar e espaços automaticamente mais livres e prontos para usar, todas as atividades levam menos tempo, incluindo a limpeza da casa.
  • Mais energia: limpar os cômodos consome energia, mas para quase qualquer pessoa - mesmo que não percebamos com muita frequência - estar cercado por móveis sobrecarregados e objetos espalhados não ajuda a relaxar.

Como fazer o decluttering?

Os métodos para selecionar o que deixar e o que manter podem ser muitos, mas tendem a todos girar em torno do conceito de eliminar tudo o que nunca é usado, ou apenas raramente, a menos que seja um objeto que estamos realmente felizes em ter e ver em casa. Em suma, fora o supérfluo: apenas o que é útil, indispensável ou muito caro deve permanecer.

Você já tentou limpar completamente os cômodos da sua casa?