Planta de Jade: descubra como reproduzir a "planta do dinheiro" a partir de uma única folha!
Entre as plantas mais fáceis de cultivar e difundidas como espécimes para ter em casa, está a chamada planta de jade, ou crassula ovata. Outro nome é “planta (ou árvore) do dinheiro”, pois a ela é atribuída a capacidade de trazer boa sorte e prosperidade. Esta é uma crença generalizada na China e depois no resto do mundo, embora a crassula ovata seja uma planta suculenta nativa da África.
Tem folhas carnudas cor de jade (daí seu outro nome comum) e que chegam a ter uma forma um tanto arredondada, lembrando a das moedas. Uma vez que são um presente auspicioso para qualquer casa, por que não aprender a propagar esta planta para obter muitos espécimes diferentes? Basta uma folha ou um raminho!
A partir das folhas
O método de propagação a partir da folha é o mesmo usado para vários outros tipos de plantas suculentas. Tudo o que precisa ser feito é:
1. Pegue as folhas pela base, destacando-as com as mãos ou (para evitar um corte desigual) com uma faca/tesoura com lâminas afiadas e esterilizadas.
2. Deixe as folhas em um local seco e sombreado para que o corte seque. Espere três dias.
3. Coloque cada folha em cima do solo que você preparou em uma jarra ou bandeja com alguns centímetros de profundidade. A jarra/bandeja deve ser colocada em um local claro da casa, mas não sob luz solar direta.
4. Pulverize a água com frequência, todos os dias ou em dias alternados, mas não exagere a cada rega: as folhas devem ser pulverizadas e o solo embaixo apenas umedecido.
5. Ao notar que as raízes estão brotando, insira-as no solo segurando a folha na vertical. As raízes podem levar muito tempo para sair, então seja paciente e não deixe as folhas apodrecerem ou secarem.
O solo deve ser aquele para suculentas, portanto misturado com areia ou perlita e com argila no fundo, para ser bem drenado.
Algumas plantas, como a crassula, também podem ser propagadas mais rapidamente, ou seja, pulando as etapas 2 a 4, ou seja, colando as folhas diretamente no solo imediatamente após o corte. Ou, pulando apenas as etapas 3 e 4, depois secando o corte e colocando diretamente no terreno.
A partir dos ramos
Se você não quiser esperar que uma única folha produza novos botões (geralmente elas fazem isso na base, depois de enraizarem bem), você pode propagar a planta mãe (quando estiver bem desenvolvida e grande) pegando um de seus raminhos.
Corte o raminho na base, com todas as suas folhas, sempre com lâminas afiadas e esterilizadas
2. Se você tiver algum (é aconselhável comprá-lo), mergulhe o raminho em um pouco de água e depois no hormônio enraizador em pó
3. Coloque o raminho no solo (sempre aquele para suculentas)
4. Pulverize água a cada 3 a 4 dias, se certificando de não exagerar e manter o solo apenas úmido, mas não molhado.
Há também quem enraíze os galhos sempre mantendo-os na água, que depois é trocada algumas vezes por semana até que as raízes brotem, e nesse ponto enterram a muda.
Também com os galhos, então, você pode tentar fazer o mesmo que com as folhas: deixe o corte secar por alguns dias, depois coloque o galho no solo, mas não dentro dele, regando regularmente. Somente quando você perceber que as raízes brotam e talvez até brotos de folíolos se formam no galho você pode enterrar normalmente.
Você já cultivou a crassula ovata?