Quais são os dispositivos que você nunca deve conectar a um multiplicador de tomada?
Usamos os multiplicadores de tomada, comumente chamadas de "T", em muitos casos: é raro, de fato, ter um sistema elétrico cheio de tomadas de parede em todos os pontos estratégicos e úteis dos vários ambientes, e a maneira mais econômica e eficiente para compensar é usar esses multiplicadores para conectar mais dispositivos.
É importante, no entanto, prestar atenção em quantos e quais dispositivos conectamos a esses acessórios. Eles não podem ser usados para qualquer aparelho ou eletrodoméstico, pois alguns consomem muito mais energia do que outros e, portanto, um uso incorreto do T pode levar a consequências indesejadas e em alguns casos até graves.
O que pode acontecer? O menor dos males, bem como a ocorrência mais comum, é um curto-circuito que pode fazer com que a corrente salte no sistema elétrico (ou parte do sistema) ao qual o próprio multiplicador de tomadas foi conectado. Mas quando os cabos elétricos superaquecem, pode até levar a um incêndio.
Há, portanto, várias dicas a serem consideradas ao usar o multiplicador de tomadas
- Não exceda o número máximo de aparelhos que podem ser ligados ao multiplicador. Às vezes, também são usados adaptadores que permitem conectar vários dispositivos em um único soquete, mas eles nunca devem ser adicionados a um multiplicador de tomadas.
- Nunca ultrapasse a tensão máxima que o multiplicador de tomada pode suportar: em geral, para evitar isso, basta ligar apenas um ou dois dos dispositivos conectados a ele ao mesmo tempo.
- Geralmente, o limite máximo fica em torno de 250V / 2500W mas é sempre bom verificar as especificações (talvez até anotar em uma etiqueta) e também lembrar o consumo alcançado pelos diversos dispositivos conectados.
- Sempre mantenha micro-ondas e outros aparelhos que consomem muita energia em uma tomada separada por conta própria. Às vezes, o micro-ondas que usa funções específicas (o grill, por exemplo) supera a máquina de lavar durante uma lavagem de baixo consumo.
- Torradeira e máquina de café: muitas vezes, nas indicações dos fabricantes dessas categorias de eletrodomésticos, é indicado que é preferível conectá-los a tomadas únicas. Isso ocorre porque eles podem superaquecer mais facilmente do que outros aparelhos durante a operação, especialmente quando combinados.
- Geladeira e freezer: eles estão ativos o tempo todo, então é melhor que cada um tenha sua própria tomada dedicada e que não estejam conectados com um multiplicador de tomada! Se realmente for necessário, certifique-se de investir em um adequado para gerenciar esse tipo de consumo.
- Use também dispositivos que protejam o sistema elétrico de sobrecargas ou curtos-circuitos.
- Aquecedores e condicionadores de ar: esses também estão entre os mais arriscados para se conectar a tomadas múltiplas, tanto entre si, quanto combinados com outros dispositivos. Muitas vezes eles têm ciclos de operação em diferentes intensidades, pois visam atingir e manter uma determinada temperatura ambiente, então o consumo de energia varia e pode acontecer que gerem sobrecargas.
Resumindo, geralmente é recomendado o uso do multiplicador de tomada para dispositivos menores que são usados apenas ocasionalmente, como fontes de alimentação, lâmpadas, abajures e similares!