A poeira parece voltar o tempo todo? Descubra alguns truques úteis para removê-la de forma eficaz

por Roberta Freitas

06 Abril 2022

A poeira parece voltar o tempo todo? Descubra alguns truques úteis para removê-la de forma eficaz

A poeira em casa é uma presença constante: mesmo a limpeza mais meticulosa nunca consegue eliminar todos os grãos que se depositaram em vários objetos e superfícies, mas certamente existem métodos e precauções que ajudam a fazer com que desapareça quase completamente sem se encontrar a removê-lo novamente após alguns dias. Para muitos não é um problema conviver com uma camada de poeira em algum objeto da casa, mas quando se trata de problemas respiratórios é uma história completamente diferente, e de fato vale a pena encontrar a “linha de ataque” mais eficaz.

A poeira é, na verdade, a mistura de resíduos de sujeira, pele morta, areia, pólen e fibras de papel ou tecidos que se acumulam em casa, e grande parte dela também é trazida de fora. Aqui vamos mostrar alguns truques que podem ajudar a ter sob controle a formação de poeira na casa.

pexels.com

pexels.com

Para evitar a formação de poeira

  • Evitar andar pela casa com os sapatos com os quais saímos: aprender a trocá-los na entrada com chinelos limpos é muito útil para evitar ter que tirar o pó e lavar a casa com muita frequência.
  • Cães e gatos que saem de casa são outros fatores que causam o aumento de poeira na casa, então talvez depois de uma caminhada seja melhor limpar as suas patas para que não deixem muita sujeira no chão.
  • A limpeza constante de tecidos e superfícies é outro hábito que evita que tenhamos que respirar poeira todos os dias.
  • Quando você finalmente limpar os cômodos, comece sempre pela parte de cima, assim toda a sujeira (incluindo a poeira) se acumula na parte de baixo e quando terminar não haverá mais pequenos detritos que possam voltar a esvoaçar no ar.
  • Limpe também tetos e paredes: até o revestimento da própria parede fica coberto com uma camada de poeira. Você pode usar os mesmos que passa no chão; ou você pode cobrir uma vassoura normal com panos de microfibra (você os manterá no lugar com elásticos). Novamente, é conveniente aspirar com uma escova de cerdas macias que não estragará nenhum acabamento.
  • Troque os lençóis e travesseiros com frequência, que ficam cheios de pele morta.
  • Não se esqueça de limpar os filtros dos sistemas de ventilação e ar condicionado.
  • Mantenha as janelas fechadas: é inegável que você precisa ventilar os quartos todos os dias, mas se a poeira é um problema sério, é bom fazer isso apenas pelo tempo mínimo necessário, ou talvez mantendo as persianas entreabertas ou puxando cortinas que ainda permitem a passagem do ar.
  • Bater tapetes e até capachos com frequência do lado de fora da porta da frente.
  • Adicione uma colher de chá de álcool isopropílico à sua roupa de cama, pois pode matar os ácaros.

Para limpar superfícies empoeiradas você pode usar (dependendo dos materiais a serem limpos):

  • Bicarbonato: dissolva 30 gramas em um litro de água.
  • Vinagre branco: misture 200 ml com a mesma quantidade de água. Não é usado em mármore e pedra natural ou madeira.
  • Sabão de Marselha: uma colher de sabão é usada para um litro de água quente e também pode ser usada em superfícies delicadas.

Cada um desses remédios é usado em recipientes de spray, prontos para borrifar na superfície ou no pano macio com o qual você deseja tirar o pó e capturar a sujeira.

Bom trabalho!