Não quer mais ver ervas daninhas no jardim? Descubra os métodos mais naturais para eliminá-las
A remoção de ervas daninhas nas áreas pavimentadas do jardim é geralmente feita por meio de herbicidas: estes são certamente os mais eficazes e dão resultados visíveis quase imediatamente, mas também são muitas vezes muito prejudiciais ao solo, aos animais de estimação e às plantas que estão localizadas próximas à área tratada.
Se você está procurando métodos alternativos e mais ecológicos, pode aproveitar alguns remédios caseiros, que podem exigir um pouco mais de paciência e perseverança, mas podem realmente evitar danos muito mais sérios. Indicamos alguns deles a seguir.
Se você precisa remover ervas daninhas de uma área pequena, nada é mais seguro para o meio ambiente do que água fervente, e também é super fácil de usar. Na verdade, você só precisa ferver uma grande quantidade de água e depois levar a panela para o jardim (manuseando-a com luvas adequadas para não se queimar) para derramar a água fervente diretamente nas plantas. Também tome cuidado com respingos e não derrame muito perto de seus pés ou roupas para evitar queimaduras.
As plantas afetadas pela água perderão o vigor em poucas horas ou dias, e será possível arrancá-las facilmente. O terreno ao redor, no entanto, não sofrerá danos.
2. Se você quiser melhorar este remédio, pode adicionar um pouco de sal de mesa, até mesmo uma xícara para uma panela grande. Esta intervenção já é mais agressiva, por isso tome cuidado para usá-la apenas onde não houver outras plantas que também possam ser seriamente afetadas.
3. Sabão, sal e vinagre: se trata de um tratamento tópico, portanto deve ser usado diretamente em cada planta. Em uma garrafa de vinagre, adicione meia colher de chá de detergente e 1,5 colheres de sopa de sal de mesa, agite bem e, em seguida, despeje em um borrifador.
Pulverize o produto nas ervas daninhas, preferindo as horas mais ensolaradas do dia. Atenção: não fará com que desapareçam, mas com o tempo reduzirá drasticamente seu crescimento, adiando por muito tempo a tarefa de arrancá-las.
Se você limpou as ervas daninhas e deseja retardar ao máximo seu reaparecimento, você pode usar:
- Areias específicas, de origem mineral e enriquecidas com substâncias hidrofóbicas que as tornam impermeáveis, portanto capazes de impedir o crescimento de novas mudas. Devem ser colocadas nos interstícios entre os tijolos do piso ou nas frestas do asfalto/concreto, onde as sementes das mudas germinam e criam novas ervas daninhas.
- Farinha de milho: o glúten contido nela funciona como herbicida e também afasta as formigas. A melhor época para usar este remédio preventivo é no início da primavera.
Bom trabalho!