Lilás: dicas úteis para cultivar uma planta muito perfumada com uma cor inconfundível
O lilás (sirynga vulgaris) é um arbusto ou pequena árvore que floresce profusamente na primavera: é nesta época, aliás, que as plantas se enchem de vistosas inflorescências em cachos de uma cor inconfundível, nomeadamente lilás (embora existam variedades de diferentes tonalidades, até rosa e branco). Essas flores não são apenas muito bonitas de se ver, mas também exalam um aroma muito agradável e poder desfrutar de sua beleza delicada e elegante é uma vantagem em qualquer jardim.
São fáceis de cultivar e, de preferência, devem ser colocadas no solo, embora não seja impossível cultivá-las em vasos grandes. Continue lendo para saber mais sobre esta bela planta nativa do Oriente Médio.
- Exposição e clima: adora posições ensolaradas, onde poderá dar o seu melhor durante a floração. No entanto, isso não significa que elas devem estar sob sol direto o dia todo, especialmente onde os verões são muito quentes. É bom garantir a elas proteção contra o sol escaldante na parte mais quente do dia. Esta planta também é muito rústica e não tem medo do frio, por isso pode ser cultivada em campo aberto sem medo na maioria das áreas geográficas de clima temperado.
- Solo: o solo ideal para a lilás é um pouco úmido e de preferência com calcário. Portanto, não deve ser muito seco e pedregoso, e de fato é sempre recomendável, no momento da implantação, cavar um buraco muito mais largo e profundo para ser preenchido com terra universal de boa qualidade misturada com esterco maduro (muito pouco é suficiente). No caso da cultura em vaso, é sempre melhor criar uma camada de argila expandida no fundo para garantir uma boa drenagem da água.
- Rega: é necessário ser constante quando a planta foi plantada recentemente, certificando-se de que o solo não permaneça seco por mais de dois dias. No entanto, quando a lilás cresce e toma posse da terra, se torna autônoma. Se cultivada em vasos, no entanto, sempre será necessário ficar de olho e regar toda vez que o solo secar completamente.
- Adubação: basta administrar húmus, esterco ou fertilizante de liberação lenta (granular) antes do início da primavera.
- Poda: são plantas nas quais não é necessário intervir massivamente, mas apenas - possivelmente - remover galhos secos ou quebrados. Quanto às inflorescências, se você realmente quiser removê-las, elas deverão ser cortadas assim que começarem a secar, mas sem tirar os botões que se desenvolvem sob as flores, para não impedir a floração do ano seguinte.
Você já cultivou uma lilás em casa?