Lembre-se das dicas mais úteis para regar orquídeas da maneira certa

por Roberta Freitas

13 Abril 2022

Lembre-se das dicas mais úteis para regar orquídeas da maneira certa

Para qualquer planta, incluindo orquídeas, entender a frequência e intensidade corretas de rega é essencial para garantir seu bem-estar. Muitas vezes, de fato, na origem dos problemas de muitas plantas que cultivamos em casa há um erro quanto à necessidade de regar com mais ou menos frequência, ou mais ou menos abundantemente.

Quanto às orquídeas em particular, muitas vezes as variedades que temos em casa são Phalaenopsis e Cymbidiums, mas estas têm na sua maioria as mesmas necessidades de irrigação que as outras espécies existentes no mercado, algumas das quais podem ser mais exigentes em termos de técnicas de cultivo. Lembramos algumas dicas úteis abaixo.

Creativo

Creativo

Não existe uma cadência universal precisa: de casa em casa afetam a temperatura média (também da estação) e a umidade do ambiente em que as plantas são cultivadas.
2. A regra sempre válida, portanto, é verificar o estado do substrato em que estão plantadas e regar quando estiver seco, quando mesmo a 5 ou 7 cm de profundidade não há mais nenhum vestígio de umidade.
3. Para regar é preciso saturar o substrato, que na maioria dos casos é casca de árvore, com água. Em seguida, pegue os vasos, coloque-os em uma bacia (ou pia, banheira) e dê um verdadeiro banho na base da planta, com água em temperatura ambiente (você pode encher um regador primeiro, ou usar água que não é quente ou fria), que não atinja as folhas. Deixe o vaso imerso em água por pelo menos 15 minutos. Em seguida, escorra a água, depois esvazie a bacia/banheira e deixe o vaso perder o excesso de água. Embora amem a umidade, estar em muito contato com a água pode causar apodrecimento.
4. Para que a água escoe melhor, se o vaso for de plástico você pode fazer furos nas laterais quando estiver vazio.
5. Se você quiser tentar o truque do cubo de gelo, talvez se você estiver fora por alguns dias quando estiver muito quente, você pode colocar 3-5 deles no solo, sem que eles toquem nas folhas ou no caule, e de preferência nem mesmo em contato com as raízes. Então melhor se for nas bordas do vaso. No entanto, é preferível regar abundantemente como indicado acima.

Com que frequência você rega suas orquídeas?