Jardim pequeno? Confira as pequenas árvores que você pode cultivar

por Roberta Freitas

20 Abril 2022

Jardim pequeno? Confira as pequenas árvores que você pode cultivar

Às vezes pensamos que um pequeno jardim não nos dê a possibilidade de sentar à sombra refrescante de alguma árvore, mas existem diferentes tipos de plantas que, embora não sejam arbustos, não atingem dimensões que sejam incômodas. Nem em altura, nem em largura.

Existem variedades muitas vezes escolhidas pela beleza das flores ou folhas, outras que nos dão frutos e outras que ainda fazem felizes pássaros e animais selvagens. Abaixo indicamos algumas delas a serem consideradas no caso de pequenos jardins e, às vezes, também para grandes terraços.

via gardenersworld.com

Acer palmatum

Acer palmatum

pxhere.com

Acer palmatum é o nome pelo qual se procura as diferentes variedades existentes, todas muito bonitas pela forma das folhas e tons sempre quentes e fascinantes. Devem ser cultivadas em locais abrigados, onde não sejam atingidas pelo sol direto, principalmente nas horas mais quentes do dia, podendo também ser mantidas em vasos bem grandes.

Amelanchier

Amelanchier

Commons Wikimedia

As delicadas e elegantes flores brancas da Amelachier fazem dela um belo complemento para qualquer espaço verde. Floresce no início da primavera, enquanto suas folhas ficam douradas no outono. Adora posições de sombra parcial ensolaradas ou claras, e pode atingir uma altura máxima de 6 metros, mesmo que muitas vezes permaneça menor em tamanho.

Árvore de Judas

Árvore de Judas

Commons Wikimedia

O Cercis Siliquastrum é a árvore que, juntamente com as cerejeiras, vemos sempre explodir numa esplêndida floração entre o final de março e a primeira quinzena de abril: é um dos símbolos da primavera e tem a extraordinária característica de estar coberta de flores mesmo ao longo do tronco e galhos maiores, como se brotassem da casca. Na família Cercis também existem árvores semelhantes, muitas vezes com dimensões por volta dos 3 metros, que apresentam várias características como a folhagem bronze ou roxa!

Pessegueiro

Pessegueiro

Pixabay

Muitas árvores frutíferas não atingem grandes tamanhos e especialmente os pessegueiros também podem ser podados para dar a eles uma forma mais contida. Eles ficam ótimos quando cobertos de flores no final do inverno e depois desprendem frutas realmente deliciosas alguns meses depois. Também são plantas muito resistentes, indicadas até mesmo para climas mais frios, mas ainda preferem posições ensolaradas e abrigadas de ventos fortes.

Sorbus aucuparia

Sorbus aucuparia

Pixabay

Se você deseja incentivar a presença de pássaros e animais selvagens no jardim, considere uma árvore como a sorveira (Sorbus aucuparia), que tem belas folhas pinadas, produz lindas flores na primavera e fica repleta de belos cachos de frutas vermelhas no outono. São plantas muito resistentes que valem a pena considerar.