Cuidado com o vinagre: existem superfícies nas quais é melhor não usá-lo
É sempre bom ter um pouco de vinagre branco em casa: seja aquele de vinho, álcool, maçã ou outros tipos de vinagre branco (como aquele de arroz), todos eles podem ser úteis em muitos casos diferentes, muito além do seu uso primário na cozinha. Ajuda a desengordurar, eliminar maus cheiros e combater depósitos de sujeira difíceis e até bolores.
Embora seja uma substância menos agressiva do que alguns produtos químicos muito eficazes (como alvejante), o vinagre ainda pode ser muito agressivo em várias superfícies, onde pode causar alguns danos. Há também casos em que é importante não misturá-lo com outras substâncias. Continue a ler para saber mais.
Creativo
- Pedra natural: os pisos ou paredes de pedra natural têm um acabamento que pode ser prejudicado pelo vinagre. Podem ficar mais opacos, e o uso constante pode acabar consumindo um pouco da camada superficial que fica porosa e suja mais rápido. Sem contar que restaurar o estado original desses revestimentos se torna muito caro.
- Mármore ou granito: da mesma forma, bancadas de mármore ou granito (ou tábuas de corte, ou vasos) podem ser arruinadas pelo uso massivo e constante do vinagre. São superfícies trabalhadas para terem um acabamento brilhante e o uso de vinagre (além de alvejantes e outros produtos agressivos) as tornam porosas e opacas. Melhor usar água morna com algumas gotas de detergente e uma colher de chá de álcool etílico.
- Em superfícies de madeira com acabamento encerado: mesas, portas de móveis e até mesmo parquet não toleram bem a acidez do vinagre, que deve ser usado muito raramente. Quando for necessário mais do que água, é melhor usar um sabão alcalino adequado ao tipo de madeira.
- Em superfícies de madrepérola e pérolas: entre os componentes das pérolas está o carbonato de cálcio, que tende a se dissolver em contato com o vinagre. Portanto, não use se você pretende fazer suas joias brilharem novamente. Em vez disso, é melhor mergulhar um pano macio em uma solução de água quente na qual você dissolveu algumas gotas de detergente neutro ou até mesmo um pouco de sabão de Marselha.
- Então lembre-se que se você usar vinagre não poderá adicionar água sanitária ou peróxido de hidrogênio: a interação dessas substâncias, de fato, libera gases tóxicos prejudiciais à saúde.
Parece intuitivo, mas vale lembrar que você também não pode usar vinagre para limpar as telas de aparelhos eletrônicos: é verdade que os produtos específicos para essas superfícies são à base de álcool, mas o vinagre não é tão volátil e de qualquer forma é sempre aconselhável evitar que produtos líquidos sejam borrifados diretamente em dispositivos eletrônicos.
Se você usar vinagre para limpar objetos de metal ou outros materiais nos quais não há problema em usar essa substância, no entanto, tome cuidado para não deixá-lo acabar em juntas e acabamentos de borracha, que podem ser danificados e devem ser substituídos.