As raízes de suas orquídeas crescem fora do vaso? Saiba o que fazer
Quem cultiva orquídeas há algum tempo e com sucesso sabe que são plantas epífitas, ou seja, plantas que em seu habitat natural crescem próximas umas das outras. Em particular, as orquídeas crescem em árvores sem, portanto, afundar suas raízes no solo: pelo contrário, suas raízes são aéreas e, portanto, capazes de captar a umidade presente no ar, necessária para a sua sobrevivência.
Na realidade a própria raiz é um tubo muito mais fino do que o que vemos, que fica dentro da parte visível, escondida por toda aquela cobertura “esponjosa” que armazena a água e deixa que as raízes a absorvam lentamente. Então, o que fazer quando as raízes crescem demais e saem do vaso e não encontram mais água para se alimentar, já que nossas casas não têm a mesma umidade de seus habitats naturais?
Antes de tudo, você precisa verificar o estado dessas raízes: se elas são brancas ou verdes claras e bem túrgidas e duras, elas são saudáveis e nada precisa ser feito. Se você as cortar, danificará a planta e provavelmente também introduzirá alguns vírus.
Se elas estiverem secas, lisas, amarelas ou marrons e sem vida, você poderá cortá-las. Mas tome cuidado cada vez que fizer cortes, mesmo na parte morta da planta: você precisa usar tesouras com lâminas bem afiadas, mas acima de tudo, esterilizadas. Você pode fazer isso com álcool, desinfetante ou até mesmo com a chama de um isqueiro. Você também pode usar uma solução de água com muito pouco alvejante e esperar secar bem antes de cortar.
A segunda coisa a fazer é entender se as raízes saíram porque agora não há mais espaço no vaso: já que de fato os vasos são um meio que usamos por conveniência, mas que não reproduzem todas as condições de liberdade com as quais essas raízes se desenvolvem na natureza, a abundância de raízes que saem do recipiente talvez indique o fato de que dentro dele já ocuparam todo o espaço disponível e, portanto, é hora de replantar.
Pegue um pote de plástico de preferência transparente, um ou dois tamanhos maior, mas não mais.
2. Faça furos nas laterais, bem distribuídos, de modo a facilitar a drenagem da água e a passagem do ar
3. Mergulhe o substrato que você usará para a troca de vaso durante a noite anterior
4. Encha uma bacia com 2 litros de água e dilua 60 ml de alvejante nela
5. Mergulhe o frasco que você usará e as ferramentas nesta solução por pelo menos 15 minutos e depois enxágue bem.
6. Quando o substrato estiver bem cheio de água, coloque-o no vaso, insira a orquídea tendo o cuidado de inserir também as raízes, mas sem quebrá-las.
7. Regue novamente e deixe o vaso escorrer completamente
Neste ponto, a planta está pronta para retornar ao seu lugar favorito!