Lindas rainhas do jardim: descubra cinco rosas vigorosas e fáceis de cultivar!
Sempre se diz que as rosas são as rainhas das flores e, de fato, conseguem capturar a atenção de todos e conquistar o gosto da maioria. Geralmente, porém, nos deixamos encantar pelas rosas com pétalas vermelhas e aveludadas, mas mesmo as de outras cores muitas vezes podem se tornar protagonistas verdadeiramente sensacionais de nossos cantos verdes.
Existem também variedades particularmente vigorosas e fáceis de cultivar, adequadas para formar arbustos importantes ou para cobrir pérgulas e cercas. Aqui estão algumas que valem a pena descobrir.
Rosa banksiae lutea
É uma planta que não é apenas muito vigorosa, mas de crescimento rápido: é usada para cobrir pérgulas ou cercas e, se posicionada e cuidada da maneira correta (precisa de muito pouco cuidado), uma única planta pode cobrir até superfícies muito grandes.
Outra peculiaridade desta planta é que ela não tem espinhos, por isso também é muito fácil manejá-la na hora de podá-la, sem contar que as estacas que são obtidas dos cortes têm uma grande facilidade de enraizar.
Como todas as rosas, prefere uma boa exposição solar, que irá lhe permitir se cobrir de uma nuvem de rosas amarelas: lembra um pouco as flores duplas e "espumosas" das cerejeiras em flor, só as inflorescências têm um delicado tom amarelo. É uma das primeiras rosas a florescerem no início da primavera e, mesmo quando não está florescendo, continua linda.
Albéric Barbier
A rosa Albéric Barbier pertence à família sarmentosa, que é um tipo de trepadeira que atinge tamanhos maiores que as demais. Em comparação a elas, além disso, devem ser ajudadas a se agarrar aos suportes, mas em qualquer caso acabam cobrindo grandes áreas. Como a rosa indicada acima, a sua floração é verdadeiramente esplêndida e, acima de tudo, as inflorescências são perfumadas.
O contraste entre as flores brancas creme e as folhas mais escuras e brilhantes é extremamente atraente, e a planta é muito robusta, capaz de se recuperar mesmo de podas acidentais muito agressivas quando já está bem adulta.
Buff Beauty
Buff Beauty é uma rosa antiga pertencente ao grupo Muscat Hybrid. Forma arbustos muito grandes e fica cheia de flores grandes e pétalas que muitas vezes fazem com que os galhos se dobrem por causa de seu peso. As pétalas estão entre o amarelo e o damasco, e exalam um aroma intenso e agradável. A floração é contínua.
Ele também tolera a pouca exposição ao sol, embora precise de várias horas de sol por dia para florescer e crescer no seu melhor. Também pode ser cultivada em vasos e foi premiada com o Gardening Merit Award pela Royal Horticultural Society.
Ghislaine de Feligonde
É uma planta trepadeira, mas também pode ser cultivada como arbusto. Igualmente vigorosas e de crescimento bastante rápido como as anteriores, as suas flores são cachos de botões que brotam uma cor entre o damasco e o laranja e ao abrirem clareiam quase ao branco. Isso significa que quando a planta está cheia de flores em vários estágios de maturação, é extremamente colorida, contra o fundo de folhas escuras.
Mermaid
Se você gosta de flores duplas, você também pode ficar fascinado pela rosa Mermaid. É uma antiga rosa Bracteata com pétalas amarelas perfumadas, que brotam de estames castanhos dourados. Está continuamente em flor durante todo o verão e tem folhas muito grandes. Consegue então crescer mesmo com sombra parcial (mas a floração é sempre melhor ao sol). Mas cuidado com os espinhos, que são muitos e curvos.
Você conhece ou já cultivou alguma dessas rosas?