Evite deixar seu celular carregando a noite toda: as dicas para recarregá-lo da maneira certa

por Roberta Freitas

21 Abril 2022

Evite deixar seu celular carregando a noite toda: as dicas para recarregá-lo da maneira certa

Os smartphones são parte integrante da nossa vida: muito mais do que apenas telefones, agora são os dispositivos com os quais fazemos muitas coisas todos os dias. Eles substituem agendas, meios de pagamento tradicionais, notebooks e às vezes até computadores ou televisores - pelo menos em situações de urgência ou mobilidade. E embora a tecnologia tenha evoluído nos dando baterias com cada vez mais horas de autonomia, no entanto, é difícil usar esses dispositivos ao máximo sem precisar recarregá-los com bastante frequência.

Para muitos de nós, colocá-los para carregar à noite e “esquecê-los” ali é um hábito, mas parece que não é uma prática aconselhável. Vamos descobrir o porquê.

Pixabay

Pixabay

Qual é o problema em deixar meu telefone carregando durante toda a noite?

Não se trata de "sobrecarregar" a bateria, mas de estressar o dispositivo com muita frequência. Basicamente, o telefone que fica ligado ou em standby com um mínimo de bateria continuamente, cai de 100% para 99%, e assim, enquanto fica ligado na corrente se recarrega para voltar para a carga total. Esse estresse constante pode - em casos raros - levar ao mau funcionamento, mais frequentemente gera algum tipo de instabilidade da bateria e, em qualquer caso, é uma forma de estresse maior para ela que encurta sua vida útil. Além disso, esse processo aumenta a temperatura interna do dispositivo, o que nunca é desejável.

O que fazer?

Não há muito com o que se preocupar, embora talvez seja melhor carregar o celular em uma hora do dia em que notamos que a carga está completa e podemos desconectá-lo da base ou da fonte de alimentação. Melhor ainda seria desligá-lo à noite - e isso deve ser feito pelo menos uma vez por semana de qualquer maneira.

No entanto, se você tem o hábito de deixar seu celular carregando muito além de 100% do nível de carga, evite deixá-lo em cobertores ou colocar outros objetos sobre ele, coisas que aumentariam sua temperatura. Tenha sempre o cuidado de usar cabos de carregamento de boa qualidade, que ajudam a bateria a durar mais.

Outra dica: cargas parciais também vão bem. Anteriormente, as baterias eram feitas para serem completamente descarregadas antes de conectá-las à fonte de alimentação. Hoje em dia, com baterias de íon de lítio também é bom recarregar já quando a bateria estiver em 30% e desconectar da energia mesmo quando estiver em apenas 80%.

Você tem o hábito de carregar seu celular à noite?