Fronhas sem costurar: descubra como você pode fazê-las!
Nos sofás, poltronas, cadeiras e até na cama é bom ter almofadas extras, confortáveis e coloridas para deixar o ambiente não só mais bonito, mas também mais confortável quando nos sentamos no nosso lugar preferido para relaxar.
Muitas vezes, então, as almofadas são justamente aquele acessório de decoração que nos permite animar a sala com toques de cor mais ousados, ou vários tipos de estampas que talvez seriam excessivas nos móveis ou nas paredes. E também podemos usá-las como elementos para mudar de acordo com as estações do ano ou mesmo recorrências: em suma, substituir uma fronha por outra é uma ação simples e rápida para dar um novo visual a toda uma sala ou quarto. E se você conseguir até mesmo criando fronhas artesanais sem precisar costurar, será ainda mais fácil renovar o visual quando quiser.
A técnica mais simples para cobrir um travesseiro é usar retalhos de tecido que são devidamente enrolados ao redor da almofada e depois fechados com um nó na parte de trás. Isso resulta em uma superfície lisa na frente e o nó se projeta onde não é visto.
Mas às vezes é o próprio nó que dá aquele toque extra e depois fica exposto: a almofada então se assemelha a uma espécie de envelope, e também é muito fácil remover a capa para lavá-la.
São ideias perfeitas para usar lençóis velhos ainda em bom estado ou outros retalhos de tecido. Mas mesmo que quiséssemos usar novos tecidos, poderíamos comprar apenas os restos que muitas vezes são mais baratos e que não seriam suficientes para projetos mais exigentes.
Como alternativa ao nó, mas sempre sem ter que pegar agulha e linha, existe a cola quente! Neste caso a almofada deve ser considerada como se fosse a caixa a ser coberta com papel de presente. Você a coloca no centro do tecido desdobrado, obviamente no verso, e dobra as bordas do tecido sobre a almofada, procedendo aos pares de lados opostos. O segundo e último par terá que ser sobreposto até que toda a almofada seja fechada e dobrada sobre si mesma para poder colar a "bainha" como se tivéssemos costurado.
Mais simples ainda é a ideia de trançar os dois lados que compõem a fronha: pegue dois retalhos do mesmo tamanho, cada um mais largo que a almofada, e faça muitos cortes nas bordas para obter franjas de tamanho igual. O número de franjas de cada lado deve ser o mesmo em cada pedaço de tecido. Desta forma, você pode colocar a almofada no meio e colocar os retalhos um de cada lado, entrelaçando cada par de abas de tecido até que ambos os lados estejam fechados ao redor da almofada.
A técnica de colagem pode ser substituída por botões simples ou por velcro adesivo! Você só terá que colar o velcro (se não quiser costurar) ou apenas dar um ponto nos botões e pronto!
E com retalhos de tecido você também pode enrolar e fechar o tecido ao redor das almofadas tubulares com nós simples!
São técnicas muito fáceis!