Linda e forte: a hera é uma linda planta de interior que muitas vezes é esquecida
A hera é uma planta que tem uma reputação muito ruim: sempre é considerada uma trepadeira quase impossível de derrotar e que, em qualquer caso, deve ser erradicada. Embora seja indiscutível que tenha um vigor incrível e seja capaz de se propagar com extrema facilidade, no jardim é realmente necessário controlar seu crescimento, muitas vezes pode ser uma escolha vencedora, mesmo como planta de interior.
Na verdade, não só é bonita de se ver (e existem muitas variedades diferentes na forma e cor das folhas, bem como no tamanho geral da planta), mas também é capaz de limpar o ar, filtrando toxinas nocivas do ar dentro de casa, é amada por insetos polinizadores e é muito fácil de cultivar.
A característica pela qual a hera é frequentemente detestada, ou seja, o fato de poder crescer em qualquer lugar e sufocar muitas outras plantas é, na verdade, uma prova de sua capacidade de sobreviver até mesmo nas condições mais difíceis para outras plantas, mesmo dentro de casa.
- Exposição e clima: é muito difícil, mas as condições ideais de cultivo prevêem temperaturas em torno de 15-18° C, e que no inverno não descem abaixo de 7° C. Também cresce mais luxuriante ao sol, mas tolera posições com pouca luz. Quanto mais coloridas e variegadas forem as folhas, mais elas vão querer a luz do sol. As espécies com folhas muito escuras, por outro lado, conseguem crescer mesmo em condições de pouca luz.
- Rega: a hera do jardim é autossuficiente uma vez que toma posse da terra. Em vasos, por outro lado, você deve garantir que o solo não permaneça seco por muito tempo no verão e também nos períodos quentes da primavera ou outono.
- Terreno: não é muito exigente e se adapta a muitos tipos de terrenos, mesmo os muito pobres. No entanto, é sempre melhor preferir um solo rico e bem dissolvido, talvez com um pouco de areia ou perlita.
- Poda: a planta cresce rápido, por isso é necessário contê-la caso não seja possível transferi-la para vasos muito grandes ou em campo aberto. Melhor fazer isso no final do verão ou assim que o inverno termina. Com o topo dos galhos cortados, você pode criar facilmente muitos outros vasos. Se você não fizer a poda, a hera irá se espalhar facilmente.
Abaixo você pode ver vários tipos de hera, com folhas, formas e cores mais particulares.
Você já cultivou a hera em casa?