Para as floreiras do jardim ou varanda, você pode reciclar panos e toalhas
No jardim, na varanda, no terraço e ou até mesmo dentro de casa, muitas vezes fazemos uso de vasos e floreiras para nossas plantas que não podem ser mantidas no solo. E também a escolha do vaso por vezes é fundamental para contribuir com a estética dos nossos cantinhos verdes.
No mercado, a variedade de modelos para comprar é realmente infinita, mas e todas as formas que poderíamos dar vida a um vaso com as nossas próprias mãos? Parece uma coisa difícil, mas na realidade pode ser simples, rápido e acima de tudo barato. Na verdade, basta reciclar panos ou toalhas velhas, mesmo danificadas, com a ajuda de um pouco... de cimento!
O procedimento é muito intuitivo: será necessário preparar o cimento para que fique bem líquido, dessa forma, poderá embeber bem os tecidos que você mergulhar na bacia em que o misturou.
Depois, basta escolher o objeto sobre o qual colocar os tecidos para que tomem a forma desejada: podem ser baldes de plástico virados, tigelas, bacias ou até troncos de madeira (melhor se já desprovidos da casca, mas não é essencial). Lembre-se de que ainda devem ser objetos que tenham o fundo plano, caso contrário seu vaso não ficará apoiado no chão.
Nesse ponto é só esperar que o concreto endureça, endurecendo também todo o pano ou toalha, que assim tomará sua forma final.
Saiba que o resultado final sempre terá uma superfície levemente rugosa, devido à textura das fibras do tecido impregnado e cimentado. Você pode, se desejar, adicionar um pouco de cimento para engrossar e suavizar a superfície, e precisará do cimento um pouco menos líquido, que pode ser aplicado com mais facilidade.
Claro, você pode moldar o tecido criando dobras e qualquer outro processamento que você possa imaginar antes que endureça demais, sempre adicionando um pouco de cimento, se necessário.
Os resultados serão sempre novos e originais de se ver.
O tipo de pano ou toalha usado, afeta o resultado final. Além do fato de que talvez você possa usar concreto branco, ou usar diferentes cores de acabamento quando a obra estiver completamente modelada e seca.
O mesmo processo também funciona com tecidos furados, como aqueles feitos em crochê.
... que se tornarão, portanto, mais do que tudo, porta-vasos, certamente muito originais.
Também é sempre aconselhável usar produtos de acabamento transparentes para impermeabilizar o interior e o exterior da estrutura de concreto e fazê-la durar ainda mais.
Você gostaria de criar vasos como esses?