Você quer um cabelo mais forte? Descubra os produtos e truques que podem ajudá-lo
Um cabelo saudável e forte é uma coisa que qualquer um adora, mas nem todos podem exibi-lo facilmente. Às vezes é fruto de cuidados minuciosos, e na base deve estar sempre – além dos fatores genéticos – a sinergia de um estilo de vida saudável e uma boa alimentação. O estresse, de fato, assim como muitos alimentos e hábitos errados (falta de sono, beber pouca água) podem tornar ainda mais evidentes os resultados negativos de algum outro erro comum, como lavagens muito frequentes ou uso de produtos inadequados.
Portanto, quando você percebe que seu cabelo está mais fraco do que o normal, pode ser um sintoma de estresse ou hábitos a serem corrigidos. Mas também é verdade que você pode se ajudar com alguns produtos e evitar gestos frequentes que podem piorar a situação.
- Usar óleo de rícino: entre os remédios tradicionais mais recomendados para a saúde do couro cabeludo está o óleo de rícino. Embora não haja nada além de evidências anedóticas, ele permaneceu popular em muitas culturas desde os tempos antigos. Não o use com muita frequência e em excesso (pode levar à queda do cabelo), mas uma vez a cada duas ou três semanas você pode tentar um tratamento caseiro muito simples: usando luvas de borracha (e roupas que também podem manchar sem problemas), passe algumas colheres de sopa no couro cabeludo, massageando cuidadosamente por alguns minutos. Se sobrar óleo em excesso, distribua-o também pelo comprimentos. Em seguida, coloque uma touca de banho (ou até mesmo sacos plásticos ou papel filme) por algumas horas. Por fim, lave com shampoo e condicionador como de costume.
Outras dicas úteis
- Evite usar chapinhas ou secadores de cabelo em temperaturas muito altas por muito tempo: é verdade que são essenciais para dar o estilo desejado, mas estragam muito o cabelo. Portanto, seria melhor secar ao ar livre sempre que possível. Também é muito útil aprender a direcionar o jato de calor do secador nos fios para ajudar a “selar” as escamas do cabelo ao invés de estressá-las ainda mais.
- O calor da água quando enxaguamos o cabelo também pode ser uma causa adicional de estresse para o cabelo. Talvez seja aconselhável usar água morna.
- Aumente o consumo de vitaminas e proteínas: existem alimentos que ajudam a introduzir vitaminas dos grupos A, B, C, D, E e depois proteínas e mais ferro e zinco no organismo. Consulte um nutricionista para saber quais podem ser os mais indicados para você, dependendo da dieta que mais combina com o seu estilo de vida.
- Shampoo: sempre tente usar os mais delicados possíveis, mas em todo caso evite lavar o cabelo mais de três vezes por semana (melhor ainda menos). Mas também não espere muito, pois mesmo um couro cabeludo sujo pode ter efeitos negativos no crescimento e na força do cabelo.
- Massageie o couro cabeludo: ao lavar o cabelo, procure massagear os produtos no couro cabeludo. Esse movimento aumenta a circulação sanguínea e, portanto, também o fornecimento de oxigênio. Mesmo uma simples massagem diária de dois minutos (no cabelo seco, é claro) pode ter excelentes efeitos.
Alguns pequenos cuidados podem nos ajudar a ter cabelos mais bonitos e saudáveis!