O passo a passo para fazer uma mesa de madeira velha parecer nova
Quando se deseja restaurar a beleza de uma mesa ou, em qualquer caso, de uma prateleira de madeira, é bom fazê-lo de forma a realmente restaurá-la da melhor maneira, para regenerá-la e torná-la tão bonita quanto quando era nova. Às vezes, esse trabalho de acabamento também serve para aproveitar ao máximo a madeira recuperada que deve ser usada para um trabalho de bricolage.
Melhor então se preparar com tudo que você precisa e não esquecer alguns passos úteis para obter os resultados mais satisfatórios de todo o seu trabalho. Leia mais sobre como restaurar a beleza da madeira marcada pelo tempo.
O que é preciso:
- Um produto para limpar a superfície antes de trabalhá-la. Eles podem ser produtos de limpeza para todos os fins ou o remédio faça você mesmo de sua escolha para esse tipo de madeira. O importante é que ele limpe, inclusive desengordurando bem de toda a sujeira e impurezas - não importa se for muito agressivo, você só precisará usá-lo uma vez para preparar a superfície.
- Um pano de microfibra ou até papel de cozinha para usar este produto.
- Lixa: servirá com grão 60, 120 e 360
- Uma lixadeira manual (aquela que deve ser coberta com lixa) ou uma elétrica
- Um pano para limpar
- Óleo de madeira (para nutrir e selar)
- Primer, somente se quiser mudar a cor da madeira. Se, por outro lado, você quiser pintar, um primer de base e depois a tinta desejada
Como proceder
Limpeza completa da superfície: a madeira basicamente terá que ser descascada. Portanto, não basta tirar o pó brevemente, mas primeiro você deve remover toda a sujeira seca e, em qualquer caso, passar o detergente para limpar. É sempre aconselhável borrifá-lo no pano (ou papel) em vez de diretamente na madeira, para que esta não absorva muita umidade que poderia deformá-la um pouco.
2. Remova quaisquer acabamentos: a lixa deve ser usada para devolver para a madeira o seu estado mais cru possível. Use primeiro a lixa mais grossa (com a lixadeira manual ou a lixadeira elétrica, conforme preferir), tire o pó de toda a serragem que for criada com o pano e depois volte a lixar com a lixa um pouco mais fina (120). Tire a poeira perfeitamente novamente.
3. Nutrir a madeira: use um dos óleos para nutrir as fibras da madeira e selá-las. Recomendamos o de tung ou taek em geral. Espere que a madeira encharque bem e seque novamente.
4. Se você quiser que a madeira tenha uma cor diferente, talvez para dar a impressão de que realmente vem de uma árvore diferente, use o agente de impregnação apropriado.
Alternativamente, você pode querer colorir a madeira com um verniz. Nesse caso, é aconselhável fazer isso igualmente depois de ter passado o óleo (mas há quem não se importe com esse passo). No entanto, é essencial aplicar uma demão de primer antes de começar com demãos de tinta colorida. Depois que esta camada de base estiver seca, antes de passar para a tinta, pegue a lixa mais fina e use-a para alisar perfeitamente a superfície, depois remova todo o pó até o último grão visível: assim você terá preparado a melhor base para a tinta em si. Tenha sempre em conta todos os tempos de secagem de cada produto e os tempos mínimos a serem respeitados entre as demãos de tinta subsequentes.
Quando a tinta estará seca, o trabalho geralmente estará pronto. Mas você também pode concluir com mais um passo, o de um produto protetor transparente (com acabamento brilhante ou fosco, conforme desejado). Será o resultado de verdadeiros profissionais.