Use todos os tipos de rochas e pedras para decorar o jardim com estilo e criatividade
Usar elementos naturais para criar movimento em nossos jardins é uma técnica quase infalível para criar paisagens agradáveis. Isso não significa apenas escolher o melhor arranjo de arbustos e árvores, mas também definir espaços criando canteiros, caminhos e bordas ou adicionar decorações: assim como em casa escolhemos ornamentos ou elementos decorativos de vários tipos, podemos fazer o mesmo ao ar livre, com esculturas e instalações de vários tipos.
Todas essas coisas também podem ser alcançadas usando vários tipos de pedras e rochas: redondas e brilhantes de todas as cores, ou talvez lajes e pedaços menores e mais irregulares. Existem várias maneiras de usá-las no jardim, e você pode ver algumas delas aqui embaixo.
Uma tendência que nunca sai de moda é aquela que envolve o uso de pedras brancas e arredondadas: podem ser pedrinhas menores ou pedras maiores, e geralmente são usadas para desenhar áreas no solo, criando um contraste cromático com as áreas circundantes. Por exemplo, podem ser os canteiros de flores que percorrem as paredes da casa e assim criam um espaço entre ela e o gramado.
Ou são inseridas em áreas pavimentadas, tanto de tijolo quanto de madeira: criam um revestimento no solo ao redor das plantas, geralmente arbustos com formas geométricas, que também atuam como cobertura morta para evitar o crescimento de ervas daninhas e também para manter a umidade no solo por mais tempo no verão.
Caso contrário, elas podem ser usadas para cercar apenas as plantas no canteiro, deixando o resto do solo descoberto ou cobrindo-o com cobertura morta sazonal, como aquela feita de cascas de árvore.
As pedras de cor clara também podem servir de borda para identificar um canteiro de flores no meio do gramado, talvez até com soluções artísticas como se todas as pedras fossem despejadas no chão por um vaso virado.
E usando pedras maiores, com um pouco de concreto, você pode criar uma infinidade de canteiros elevados: quadrados que encostam nas paredes ou fazem um aterro nas encostas, ou até redondos e de qualquer outra forma que você quiser no meio de um espaço plano.
Usando seixos e pedras de rio como se fossem peças de um mosaico, você pode criar caminhos decorados com motivos abstratos, florais ou geométricos.
As rochas também podem criar áreas inteiras do jardim, como escadas e aterros, assim como se faz com o tijolo. Dependendo do tipo de rocha escolhida, serão obtidos resultados muito diferentes, mesmo que o modelo básico seja o mesmo.
Com pedras redondas ou planas, muitas vezes em áreas marítimas ou ao longo de caminhos de montanha, são construídos montes de pedras. São pedras empilhadas a seco que ao longo do tempo tendem a desmoronar, pelo menos em parte. No entanto, se você quiser usá-las como decoração fixa no jardim, você pode colar as pedras (depois de ter feito um buraco nelas) em barras de metal redondas.
Depois, existem as gaiolas feitas com uma malha metálica grossa e preenchidas com pedras que cada vez mais fazem parte da arquitetura dos jardins. Além das formas geométricas mais simples, você pode pensar em usar essas soluções para ideias mais artísticas.
E até as crianças podem contribuir usando pedras para decorar o jardim: pintar pedregulhos redondos e lisos para usar como pétalas de flores é uma boa ideia...
... assim como aquela de transformar as pedras em alguns animais coloridos, como as joaninhas!
Como você gostaria de usar pedras e rochas no seu jardim?