Um vídeo do TikTok demonstra o truque para colocar taças de vidro na máquina de lavar louça da maneira mais segura
Nem todo mundo tem coragem de colocar taças de vinho na lava-louças: quando se trata de peças delicadas e preciosas de cristal, na verdade, preferimos lavá-las à mão, secá-las imediatamente e colocá-las no armário onde estão protegidas de qualquer risco. São certamente as louças mais frágeis e ninguém quer ser surpreendido ao encontrá-la estilhaçadas quando a porta da máquina de lavar louça é aberta no final da lavagem.
No entanto, existe um método para colocar os cálices no aparelho minimizando o risco de um acidente semelhante: basta usar um acessório que todas as lava-louças modernas costumam ter.
Quando você carrega a prateleira superior do aparelho com os copos, você tende a simplesmente posicioná-los com a boca para baixo.
Fazer isso com taças de vinho, que têm hastes longas e finas, geralmente significa ter o fundo da taça tocando o teto da máquina de lavar louça. Além disso, essa é uma posição em que o vidro está mais sujeito a vibrar e se mover, talvez colidindo com outros objetos dispostos ao seu redor. Se forem mais pesadas (talvez canecas de cerâmica ou copos de vidro grosso), podem danificar o cálice.
Um vídeo do TikTok mostra um truque simples que talvez nem todos conheçam: na verdade, mais do que um truque, é o método mais útil de aproveitar um acessório que costumamos encontrar na prateleira superior das máquinas de lavar louça. É uma pequena prateleira dobrável que geralmente se encontra na lateral, e que possui uma série de "buracos" para apoiar a haste do copo. Dessa forma, o vidro é colocado em ângulo sem ficar posicionado em um equilíbrio vertical precário, e é provável que se mova menos durante a lavagem.
Enquanto isso, vale lembrar outro truque que vem a calhar com a máquina de lavar louça quando você abre a porta no final da lavagem e percebe que a louça ainda está úmida: é uma questão de colocar qualquer toalha limpa por dentro da porta, colocando-a de forma que uma pequena aba saia para fora, e a maior parte do tecido caia na parte de dentro da porta. Assim, todo o vapor quente gerado no final da lavagem não fica retido, mas é absorvido pelo tecido!