Quando seu creme facial vencer, não o jogue fora: você também pode usá-lo de outras maneiras
Todos os produtos de beleza e cosméticos que costumamos usar têm um prazo de validade que deve ser respeitado: da maquiagem aos cremes e loções que usamos em nossa rotina, há um número máximo de meses para usar os produtos após abri-los, o que em gênero é menor para produtos (especialmente cremes) para os olhos do que para aqueles que usamos para o resto do corpo.
Existem também produtos que ainda devem ser mantidos na geladeira ou em locais escuros e frescos, e se não fizermos isso, notamos que seu conteúdo muda de consistência ou conteúdo: nesses casos, é provável que tenham expirado antes mesmo da data sugerida. Na maioria dos casos, a menos que tenham entrado em contato com bactérias nocivas, os vários tipos de cremes e loções ainda podem ser usados, mesmo que os ingredientes ativos dentro deles não sejam muito eficazes. Então, em vez de usá-los para cuidados com a pele, como fazíamos até então, poderíamos usá-los de maneiras diferentes.
Creativo
- Esfoliação: um creme corporal recentemente vencido pode ser útil como esfoliante corporal. Basta misturá-lo com um pouco de açúcar ou sal, borra de café seca ou até mesmo casca de limão em pó para ter um produto esfoliante delicado para usar antes do banho, portanto, enxague imediatamente após massageá-lo no corpo. Se, por outro lado, era um creme para o rosto ou para os olhos, você pode misturá-lo com um pouco de açúcar ou aveia para uma esfoliação facial.
- Para eliminar os resíduos de adesivo: um pouco como o azeite, quando sobra algum resíduo de adesivo dos rótulos dos frascos e embalagens diversas, você pode usar um creme antigo que não pode mais usar no corpo para remover qualquer resíduo.
- Para fixar as ventosas de plástico/borracha: se você tiver ganchos ou outros objetos que aderem a uma superfície graças às ventosas de plástico ou borracha, e estas parecem não agarrar mais, você pode tentar polvilhar com um véu muito fino de creme. Assim, elas vão aderir à superfície de suporte novamente como se fossem novas.
- Couro: é um pouco arriscado usar cremes e loções para o corpo (ou rosto) em couro, sejam sapatos ou móveis. Na verdade, você deve se certificar de que eles sejam livres de álcool e perfumes, e é sempre melhor experimentá-los primeiro em um pequeno pedaço da superfície para ver se eles podem clarear o couro. Caso contrário, eles poderão nutri-la e fazê-la parecer mais polida e bonita. A única desvantagem é que, em comparação com produtos específicos para esses materiais, seu efeito dura um pouco menos.
- Há também quem use cremes corporais vencidos como tratamento para madeira. Eles são aplicados diretamente sobre os panos macios que são usados para passar a cera ou óleo, esfregando até a completa absorção. Também nesse caso se sugere testar primeiro o procedimento em uma porção invisível da superfície, para observar que tipo de resultado ele produz.
Você já usou um creme corporal vencido de alguma dessas maneiras?