Você quer fazer sombra ou criar privacidade na varanda? Use plantas, até mesmo aquelas artificiais
As varandas são espaços que, independentemente da sua dimensão, merecem ser vividos ao máximo. Nos permitem passar algum tempo ao ar livre, especialmente quando não temos um jardim e muitas vezes são uma verdadeira válvula de escape.
Acontece muitas vezes, porém, que são também espaços expostos à curiosidade de vizinhos, pessoas do outro lado da rua ou transeuntes; ou que devido à sua exposição tornam-se quentes no verão e, portanto, pouco habitáveis. Para nos ajudar a torná-los mais bonitos e confortáveis, podemos usar cortinas e guarda-chuvas, mas também algumas soluções ligeiramente diferentes, como paredes verdes que criam privacidade ou sombra de forma natural. Aqui estão algumas ideias, mesmo com plantas artificiais.
Assim como as cercas, os painéis falsos de hera podem ocultar discretamente e dar uma impressão de frescor mais do que muitos outros revestimentos.
Floreiras finas com bambus falsos também são ótimas, criando uma parede mais alta.
Os jardins verticais, ou as paredes verdes que são um verdadeiro quadro vivo, são uma das instalações mais populares dos últimos anos. Extremamente cénicas e "economizadoras de espaço" são, no entanto, também exigentes de cuidar. No entanto, existem versões artificiais, mas plausíveis, que podem até ser usadas para criar uma parede divisória na varanda. Imagine que cenário único para a sua sala de estar ao ar livre.
Você pode então escolher plantas reais e trepadeiras, para crescer a fim de criar uma cortina natural.
Existem produtos para comprar ou projetos de bricolage que combinam a parede de madeira com uma floreira embaixo, que também são ótimos para criar privacidade.
E se você adicionar uma rede ou qualquer outra treliça resistente e estável à sua floreira, você terá criado uma parede na qual crescerão as trepadeiras. Existem muitas espécies que se beneficiam do sol e que dão não apenas uma bela vegetação, mas também flores muito bonitas.
Bougainvillea, clematis e solanum são exemplos.
As paredes de madeira bem cuidadas (e que você também pode criar com paletes e madeira reciclada) podem se tornar o suporte para muitos cestos cheios de flores.
Caso contrário, você pode pensar em se proteger do sol e de olhares indiscretos com uma série de floreiras suspensas de onde descem as folhagens de plantas de muitos tipos diferentes.
Se, por outro lado, você prefere certos tipos de bambu ou gramíneas, existem variedades que podem crescer mesmo em pouco solo e se desenvolver bastante em altura: perfeitas para floreiras estreitas e longas que cobrirão as grades da varanda.
Em varandas maiores é possível pensar em divisórias de madeira como as usadas no jardim ou em grandes terraços, e depois você pode decorá-las com flores, até arbustos em vasos ou até trepadeiras.
Gostaria de usar soluções como essas na varanda?