Aprenda a multiplicar plantas de manjericão para obter muitas delas sempre que precisar

por Roberta Freitas

01 Maio 2022

Aprenda a multiplicar plantas de manjericão para obter muitas delas sempre que precisar

O manjericão é uma das plantas aromáticas mais populares, excelente para dar sabor a uma infinidade de pratos e criar condimentos superlativos. É também uma planta que dificilmente resiste de um ano para o outro, a não ser que se dedique muitos cuidados para mantê-la próspera mesmo no inverno, em condições protegidas e controladas.

É também uma planta cujas folhas só podem ser consumidas quando cada galho ultrapassou cerca de 20 cm de altura, e se a usarmos em quantidade, talvez uma única planta por ano não seja suficiente. Para garantir que você tenha manjericão suficiente durante o período quente do ano e talvez até se encontre com outras plantas que irão continuar crescendo no outono e no inverno, você pode tentar multiplicar uma planta com os dois tipos possíveis de estacas.

rawpixel.com

rawpixel.com

O manjericão pode ser propagado com dois tipos de estacas: do galho ou da folha.

Corte de galhos

É o mais comum e mais fácil: no entanto, você deve começar com uma planta bem desenvolvida (pelo menos 20 cm de altura) e espessa. Não deve nem ter nenhuma doença ou sinais de sofrimento, que poderiam ser passados ao corte também.

Corte seções de galhos de 10 a 15 cm de comprimento. Não devem ter flores, mas apenas folhas apicais.
2. Deixe apenas as folhas do tufo em cima do raminho e elimine todas as outras do caule.
3. Coloque os galhos em um copo apenas com água morna (não deve estar fria, mas nem quente). Ao usar água da torneira, é aconselhável deixá-la descansar por 24 horas antes de mergulhar os galhos.
4. Coloque o frasco em um local claro, trocando a água a cada dois ou três dias ou quando começar a ficar turva.
5. Em cerca de duas semanas, você deverá ver algumas raízes começando de onde as folhas removidas foram anexadas. Quando isso acontecer, você pode colocar o raminho no solo.
6. O solo deve ser mantido úmido (não molhado) por algumas semanas no máximo e então você pode regá-lo como qualquer outra planta de manjericão.

Com as folhas que você retirou dos galhos do corte, você pode experimentar o corte das folhas que, no entanto, é menos frequente.

Descarte as folhas que não pareçam perfeitamente saudáveis ​.
2. Devem ser cortadas o mais próximo possível do galho, não rasgadas, e todas devem ainda ter o caule: é aí que as raízes brotarão.
3. Coloque apenas o pedúnculo na água e faça a mesma coisa que na técnica de corte dos galhos.
4. Também neste caso leva cerca de duas semanas para ver as raízes menores e mais delicadas aparecerem.
5. Depois de enterrar e umedecer o solo até que as raízes estejam bem desenvolvidas, a planta crescerá e, quando as novas partes se desenvolverem, você poderá remover a folha da qual iniciou o corte.

Você já tentou propagar manjericão?