Quer se livrar das ervas daninhas do seu gramado sem produtos químicos? Experimente o açúcar!
O gramado perfeitamente cuidado que faz pensar em tapetes verdes e uniformes como nos campos de golfe, é o resultado de um trabalho constante: na verdade, não deve ser simplesmente cortado na altura certa e com boa regularidade, nem simplesmente regado com frequência. Há outras ações a serem tomadas, como aeração e, obviamente, a remoção de gramíneas silvestres (que chamamos de ervas daninhas) que ameaçam comprometer a uniformidade do gramado.
Se do ponto de vista ambiental os prados deste tipo são completamente artificiais e pouco amigáveis à biodiversidade, não há dúvida de que têm um aspecto que agrada a todos. E como se livrar das ervas daninhas mais comuns que ameaçam arruinar a estética dessas áreas verdes? Um método simples, que não é prejudicial ao solo, é usar o açúcar.
via gardeningknowhow
De fato, o açúcar é um composto que não contém nitrogênio, que é um dos elementos fundamentais para o crescimento das plantas e, em particular, aquele que promove o desenvolvimento do crescimento das folhas e ajuda a planta a assimilar outros nutrientes. Despejar açúcar nas ervas daninhas, portanto, limita seu crescimento, pois os microrganismos do solo serão forçados a retirar todo o nitrogênio do próprio solo, roubando-o da planta.
O método funciona principalmente em plantas que possuem folhas muito grandes. Enquanto certos tipos de ervas e plantas perenes resistem melhor a essa “agressão”.
Como usar o açúcar
Pegue cerca de 250 gramas de açúcar e polvilhe ao redor da base da planta que deseja eliminar. Certifique-se de não espalhá-lo também na zona ao redor, pois isso danificará outras plantas. Portanto, você precisará criar uma camada espessa apenas ao redor do colar de ervas daninhas. Depois de alguns dias, volte para verificar a planta: se você não notar nenhuma mudança perceptível, despeje um pouco mais de açúcar.
A melhor época de fazer isso é na primavera, quando as plantas que você deseja eliminar ainda são jovens. É possível também usar melaço dissolvido em água, para ser pulverizado sobre as plantas sem exceder, regando logo em seguida levemente.
Você já experimentou esse remédio?