Cascas de cebola para o jardim: o remédio antigo para revigorar as plantas
Um dos antigos remédios para o jardim que talvez nem todos conheçam envolve o uso de cascas de cebola. É uma questão de usar apenas a pele externa, a seca que costumamos jogar fora porque realmente podemos fazer muito pouco com ela - a menos que quiséssemos tingir tecidos de maneira natural!
As cascas das cebolas, de fato, enriquecem o solo com substâncias úteis para o crescimento das plantas, mas também servem como fungicida natural, protegendo assim os diversos exemplares de ataques e doenças indesejáveis. As cascas de cebola tem propriedades anti-inflamatórias, estimulam o sistema imunológico e também são úteis para nossas plantas. Continue a ler para saber mais.
Carotenos, fitonídios, vitaminas do complexo B e ácido nicotínico: são as substâncias encontradas na parte mais externa da cebola que costumamos descartar e que também são úteis no cultivo de hortaliças, principalmente o tomate.
Para os tomates, de fato, é aconselhável encher uma panela com cascas de cebola e depois enchê-la com água até que fiquem submersas. Ferva, depois deixe esfriar e mantenha em local fresco por dois dias. Filtre tudo e dilua o resultado (uma parte dessa água com cebola e três da água) e despeje o produto assim obtido no pé de cada planta. É administrado quando as plantas ainda são jovens, preferencialmente à noite. Isso é feito novamente quando as plantas produzirem flores.
Para pepinos, no entanto, a mesma preparação é polvilhada nas folhas para evitar que doenças fúngicas e afins apareçam mais tarde. Caso contrário, o solo pode ser irrigado com 3 litros de produto por metro quadrado.
Para plantas em geral, assim como as ornamentais: encha uma panela com o máximo de cascas que puder em um litro de água, depois adicione 8 litros de água e ferva. Despeje este líquido em um tanque e mantenha-o fechado por um dia. Em seguida, dilua na proporção de 1:5 e use o produto para regar, de preferência sempre derramando mais no solo do que nas folhas.
Para um produto para ser usado contra insetos e pragas: um balde de cascas de cebola, alguns pedaços de sabão hortícola (o suave de potássio, puro) e dois baldes de água (a água deve ser igual ao dobro do volume das cascas). Tudo é fervido para dissolver o sabão, filtrado para obter apenas o líquido e pulverizado toda semana sobre as plantas infestadas. As sobras podem ser colocadas no solo ao pé das plantas.
Até mesmo enterrar as cascas secas pode ajudar bastante, mesmo que demore um pouco mais para liberar os componentes úteis no solo e nas plantas!
Você já tentou usar cascas de cebola no jardim?