Quer ter plantas exuberantes e saudáveis? Experimente usar levedura de cerveja!

por Roberta Freitas

27 Maio 2022

Quer ter plantas exuberantes e saudáveis? Experimente usar levedura de cerveja!

A levedura de cerveja não é apenas algo que podemos usar na cozinha para nossas preparações doces ou salgadas. Também pode ser útil de outras maneiras, como no cuidado de plantas. De fato, pode ser transformado em fertilizante para ser usado tanto para plantas ornamentais quanto para plantas de jardim, embora estudos mostrem que é particularmente eficaz no cultivo de tomates, pepinos e morangos.

O principal benefício do uso de levedura de cerveja no cuidado de hortaliças é o fato de promover o desenvolvimento das raízes, mas ainda tem efeitos benéficos na saúde geral da planta. Continue a ler para saber mais.

via corvallisadvocate.com

Creativo

Creativo

Para preparar o fertilizante fermentado, você precisará de:

  • um recipiente (regador serve) de 12 litros
  • 30 gramas de fermento - um bastão de fermento fresco normalmente pesa 25 gramas e está bom como quantidade. Caso contrário, você pode usar 3 gramas de levedura de cerveja seca, a em pó (que na verdade é a mais recomendada nessas preparações)
  • 230 gramas de açúcar
  • água (você também pode coletar água da chuva ou usá-la de vegetais fervendo, se não tiver sal)

Misture o fermento e o açúcar e coloque-os no regador, depois adicione 100-150 ml de água quente. Se você estava usando a massa fresca, dissolva-a na água e, em seguida, despeje-a no regador e adicione o açúcar. Depois, adicione cerca de 9 litros de água quente.

Esta preparação será mantida à temperatura ambiente durante uma semana, para que possa fermentar. Na hora de usar você terá que diluir 250 ml do fertilizante em 10 litros de água de cada vez.

Para o fertilizante não fermentado, no entanto, você precisará de:

  • 30 gramas de fermento seco
  • 9 litros de água morna

Misture-os e espere uma hora antes de usá-lo.

Como usar: uma vez diluído, ambos os tipos de produto devem ser despejados no chão ao redor do colo das plantas, de preferência à noite.

Quando administrar este fertilizante

Recomenda-se usá-lo quando as plantas ainda são muito pequenas ou quando acabaram de germinar. A segunda vez quando as plantas estiverem em flor. Também é possível administrar uma terceira vez quando os frutos aparecem, antes de começarem a amadurecer. No entanto, não deve ser administrado mais de três vezes.

A levedura também pode funcionar como inseticida ou fungicida

Dissolva 30 gramas de fermento em meio litro de leite morno, de preferência integral. Em seguida, dilua esta preparação em 10 litros de água morna. Para favorecer a adesão do produto às folhas ao pulverizá-lo, você pode adicionar uma colher de sopa de sabão de potássio suave (mas somente se for puro, sem adicionar outros óleos ou perfumes, portanto, se for o de horticultura) ou duas gotas de detergente delicado.

Vale sempre a pena ter um pouco de fermento em casa!