Crie uma sala de estar relaxante e agradável seguindo as dicas do feng shui
Durante muito tempo, os ditames da filosofia de vida chinesa conhecida como feng shui também foram aplicados ao design de interiores das casas: mobiliar um espaço seguindo as regras dessa ciência permite criar ambientes verdadeiramente equilibrados e agradáveis.
Trata-se de explorar os recursos disponíveis, sobretudo a nível do espaço, materiais e luz, para que o ambiente permita saborear a harmonia e o equilíbrio que o tornam perfeito para conviver com familiares e convidados a qualquer momento. Aqui estão algumas indicações úteis para mobiliar a sala de estar de acordo com os ditames do feng shui.
Uma ideia importante no feng shui é a da "circulação" da energia vital (Qi): todos os espaços devem ser desenhados de forma a serem livres e não obstruirem este fluxo. Isso significa que, se para se movimentar pela sala você tiver que fazer muitas contorções ou correr o risco de encontrar obstáculos com muita frequência, os móveis devem ser movidos ou alterados.
Melhor tirar algo do que se encontrar em um ambiente opressivo e desconfortável.
Outro elemento fundamental é a luz: a natural deve ser amplificada e a artificial projetada de forma a iluminar tudo, mas sem ofuscar e incomodar. Por isso, serão necessários diferentes tipos de lâmpadas, lustres e talvez até interruptores que permitam escolher a intensidade da luz.
E depois espelhos: estes refletem a luz e fazem os quartos parecerem mais claros e maiores.
Tanto os espelhos quanto as pinturas, gravuras ou ilustrações que decoram as paredes (que devem sempre ter temas relaxantes) devem ser colocadas na parte superior das paredes. Colocá-los para baixo, de acordo com o feng shui, pode diminuir o clima: a regra a ser tentada é "sempre colocá-los alguns centímetros acima de onde você pensou em pendurá-los". Eles vão voltar seu olhar para cima.
Nunca se esqueça das plantas: são elas que lembram a natureza e representam o elemento madeira. Elas dão uma sensação de vitalidade e são terapêuticas. É melhor preferir aquelas com vegetação exuberante e folhas leves em vez de suculentas, de acordo com o feng shui.
Harmonia dos elementos: é um dos pilares desta filosofia. Então lembre-se das categorias que devem estar presentes.
- Terra: móveis quadrados e baixos em tons quentes (marrons, amarelos, terrosos e até dourados), padrões geométricos, cerâmicas e porcelanatos.
- Madeira: linhas e elementos verticais, plantas; padrões botânicos e florais; móveis altos.
- Fogo: formas triangulares, luzes e velas; objetos de couro ou animal print; objetos pontiagudos e angulares e arte abstrata.
- Metal: formas arqueadas e circulares; detalhes metálicos e cores, tecidos brilhantes.
- Água: formas curvas irregulares; toda a gama de azul; materiais refletivos.
Se a sala é para ser um espaço de encontro e conversa, procure agrupar as cadeiras, poltronas e sofás de forma a acolher imediatamente quem entra e sobretudo evitar que dê as costas à porta - especialmente o sofá. Todos sentados na sala devem poder ver quem entra e, se não for possível, use um espelho na parede para ajudar todos a ter uma perspectiva completa da sala.
Essas dicas podem ajudá-lo a redesenhar sua sala de estar?