4 maneiras de usar papel alumínio na limpeza da cozinha
Cozinhar e passar o tempo na cozinha certamente pode ser muito divertido, especialmente se o fizermos em companhia agradável. Ter que limpar tudo, no entanto, é a parte com a qual ninguém gostaria de ter que lidar. Todos os dias há muitas superfícies que precisam ser mantidas limpas e outras que precisam ser lavadas assim que você terminar de cozinhar para evitar que a situação se agrave demais.
Podemos usar uma infinidade de produtos diferentes, incluindo aqueles faça você mesmo baseados em ingredientes comuns e naturais. E depois também podemos recorrer a um artigo que costumamos ter em casa, ou seja, a folha de alumínio. De fato, o papel alumínio é útil em diferentes situações para remover sem esforço os depósitos de sujeira mais difíceis.
Grelhas, panelas, frigideiras: quando as grelhas (incluindo as chapas metálicas das grelhas) ou panelas e frigideiras sem revestimento antiaderente ficam sujas com incrustações de alimentos, principalmente alimentos carbonizados, podemos utilizar papel alumínio. Basta enrolá-lo um pouco e depois usá-lo como uma esponja abrasiva: de fato, o alumínio é capaz de raspar a sujeira, mas sem ser excessivamente agressivo na superfície.
Antes de começar a esfregar o alumínio, apenas molhe as grelhas ou panelas, de modo a eliminar todos os resíduos. Depois disso você também pode lavá-las normalmente com água e sabão para finalizar o trabalho.
Alternativamente, você também pode derramar um pouco de sal ou bicarbonato de sódio primeiro nas panelas e frigideiras, depois é só molhar a bola de papel alumínio e esfregar. É um método para usar em superfícies particularmente engorduradas que, de outra forma, não ficam bem limpas.
2. Para ferrugem e vestígios de calcário nas torneiras: torneiras e superfícies metálicas cromadas podem ser limpas do calcário e manchas de ferrugem usando sempre uma folha de alumínio.
Comece limpando a superfície com água e sabão, depois dobre o alumínio até ter um quadrado de 3 ou 4 camadas (para não quebrar). Mergulhe o quadrado de alumínio em água (sem sabão) e esfregue-o no metal. Continue mergulhando na água e esfregando até que as superfícies brilhem novamente.
3. Para proteger o fundo do forno: se não tiver uma pingadeira que recolha todas as gotas e salpicos que saem das grelhas em que cozinha os pratos no forno, você pode usar o alumínio. Basta colocar uma folha de papel alumínio na grade inferior (não a coloque em contato com o fundo da câmara de cozimento, pode causar pequenos incêndios), ou mesmo imediatamente sob a panela que você usa, mas tomando o cuidado de cobrir toda a superfície da prateleira em que a própria panela é colocada. Assim que a folha estiver muito suja, troque-a por outras. Você evitará ter que limpar completamente o forno com muita frequência.
4. Há quem também forre o fundo do fogão com papel alumínio (aqueles que não são todos planos, mas têm os queimadores mais altos do que o restante da superfície de cozimento), mas é um pouco inconveniente ter que moldá-los e de qualquer forma é melhor sempre evitar os riscos de incêndio, por mais limitados que sejam.
Você já usou papel alumínio de uma dessas maneiras?