Você quer tomates saborosos para colher no verão? Não se esqueça de fazer algumas operações na primavera
Cultivar plantas no jardim é um trabalho que dura a maior parte do ano, e os tomates não são exceção. Embora possam ser colhidos no verão, é necessário cuidar de seu desenvolvimento durante todas as fases de crescimento, portanto a partir do inverno (se a partir da semeadura) ou da primavera (no caso de plantio em campo aberto de mudas já formadas).
Isso significa ter que controlar o crescimento fazendo uma série de tarefas que não devem ser esquecidas ou adiadas demais, para ter uma grande colheita e tomates saborosos nos dias mais quentes do ano. Continue a ler para saber mais.
via tomatobible.com
- Transplante as mudas: se você as comprou ou começou a partir de sementes, na primavera as mudas já terão 10-15 cm de altura, com diferentes folhas e nós formados. Portanto, é hora de criar as fileiras no jardim ou organizá-las nos grandes vasos da varanda ou terraço. Desta forma, elas têm a oportunidade de desenvolver o sistema radicular com mais calma diretamente no local onde continuarão a crescer: ter raízes fortes garante a saúde da planta. Como elas podem produzir raízes mais altas (ao longo do caule), enquanto estiver enterrando, coloque a planta um pouco mais fundo no buraco do que faria com outras.
- Enriquecer o solo: o solo deve ter sido bem escavado e ventilado, e depois também integrado com nutrientes e substâncias orgânicas. Por exemplo, estrume maduro é bom (são necessários 2,5 kg por metro quadrado), ou composto.
- Elimine as ervas daninhas: tire todas as plantas que podem levar nutrientes do solo para os tomates, a menos que você tenha combinado com algumas espécies que costumam ser cultivadas ao lado desse vegetal, como certos tipos de manjericão.
- Se possível, instale um sistema de irrigação por gotejamento, com tubos chegando ao pé de cada planta. Caso contrário, cave os sulcos no terreno e os mantenha sempre bem formados, de modo a colocar o tubo e deixar a água correr entre as fileiras de plantas sem deixar nenhuma sem água.
- Combine algumas plantas, se quiser. Mencionamos o manjericão: esta erva aromática é de fato muitas vezes colocada entre dois tomateiros, certificando-se de manter a coroa sempre bastante compacta. Dizem que o manjericão afasta os animais prejudiciais aos tomates e melhora seu sabor! Outras plantas a considerar (e sempre úteis como dissuasor de animais indesejados) são chagas, tagetes e alho.
- Fertilizante: algumas semanas após o plantio você pode administrar um fertilizante balanceado em nitrogênio-fósforo-potássio. Em particular, se houver falta de nitrogênio no solo, é melhor enriquecê-lo, para que o aparato foliar cresça bem. Somente quando o período de frutificação se aproximar, você usará um fertilizante mais rico em fósforo.
- Coloque imediatamente os suportes que ajudarão a cultivar as plantas de forma ordenada e também facilitar a colheita dos frutos. Você pode usar varas ou até cordas e barbantes.
- Tire as ventosas: se você notar os brotos que brotam em "V" entre o caule principal de um tomate e seus ramos (a 45°), essas são as "as ventosas" ou partes a serem eliminadas para garantir que a planta concentre sua energia no crescimento da parte útil. Use as ventosas para fazer estacas, você terá novas mudas!
- Mulching: escolha o seu método preferido de mulching do solo ao redor das plantas, cobrindo-o para evitar o crescimento de ervas daninhas e, assim, ajudar a manter a umidade necessária durante os meses mais quentes.
Bom trabalho!