Árvores frutíferas anãs: as variedades que você também pode cultivar em vasos e em casa
As plantas frutíferas anãs são um ótimo compromisso para quem tem pouco espaço no jardim e ainda mais para quem quer cultivá-las em varandas ou em casa. Dado que não atingem tamanhos muito grandes, de fato, também podem ser cultivadas em vasos, embora obviamente seja necessário segui-las mais de perto do que aquelas colocadas no solo.
Existem variedades anãs da maioria das árvores frutíferas. Geralmente, no entanto, são plantas que precisam de exposição solar total, assim como as espécies originais. Elas também têm um desenvolvimento mais lento do que as plantas clássicas colocadas no solo.
Esteticamente são mais compactas e têm folhagem reduzida com ramos curtos: isso as torna extremamente decorativas, como arbustos de médio a grande porte, principalmente durante a floração. O fator mais importante, no entanto, é que são plantas auto polinizadoras, o que permite uma ótima produção de frutos.
Damasco
As plantas de damasco anãs (Prunus Armeniaca) geralmente crescem a uma altura de um metro e meio em média, embora algumas raramente atinjam 2 ou 3 metros.
Entre as variedades frequentemente citadas como as mais amadas por quem gosta de jardinagem estão a Moorpark e Garden Aprigold.
Pêssego
Com uma altura máxima de dois ou três metros, os pessegueiros anãos são perfeitos para manejar sem ter que subir escadas para poda e colheita. Também dessas existem diferentes variedades à escolha e, como acontece com as plantas em geral, é preferível orientar a escolha para os espécimes prontamente disponíveis em viveiros próximos (ou em qualquer caso não muito distantes) de casa, de modo a ter mais chances de encontrar aqueles adequados para suportar as condições da área em que você vive.
Entre as variedades mais conhecidas estão El Dorado, Crimson, O'Henry, Golden Gem, Redhaven, Southern Rose e muito mais.
Cereja
Porthos, Garden Bing, Romeu, Julieta, Crimson Passion, Valentine ou Cupid são os nomes de algumas das cerejeiras anãs preferidas em várias partes do mundo. Estão entre as plantas anãs mais populares, pois permitem desfrutar não só dos frutos, mas também da esplêndida floração que distingue as cerejeiras no início da primavera, sem ter que abrir espaço para árvores muito grandes como são as variedades originais.
Figo
Embora as figueiras não sejam tão grandes em comparação com muitas outras, sua versão anã é certamente muito mais manejável. Algumas variedades também mencionadas online são Brown Turkey, apreciadas por sua capacidade de se adaptar a muitos climas diferentes; Celeste cujos frutos têm uma casca entre o roxo e o bronze e uma polpa rosa muito clara; Figality, que produz frutos roxos no verão.
Você já cultivou árvores frutíferas anãs?