11 ideias encantadoras para criar sinos dos ventos reciclando de tudo
Os sinos dos ventos (ou mensageiros) são uma decoração para a parte externa da casa que toma a forma de um antigo instrumento musical: tubos ocos com aberturas projetadas para fazer com que se mova quando o vento soprar através deles. Têm as suas raízes na história e, passados milênios, continuam a fascinar: há algo de mágico no fato de transformar o sopro do vento num som agradável.
Inspirados nesses instrumentos, é possível criar muitas decorações com formas semelhantes que nem sempre produzem um som igualmente sugestivo, mas com certeza são lindas de serem vistas dançando nas asas do vento. Abaixo você encontrará algumas ideias de projetos faça você mesmo reciclando de tudo.
Com tubos de cobre, você pode recriar um sino dos ventos: os tubos terão comprimentos diferentes e serão pendurados em maneira circular.
Uma ideia muito legal, para quem sabe cortar garrafas de vidro, é privá-las do fundo para pendurar dentro dela uma corda decorada com miçangas (de madeira, vidro, metal...) , com um pingente no final. Mesmo este bater contra o vidro produzirá um som quando movido pelo vento, como o badalo dos sinos.
De forma semelhante, os potes de vidro também podem ser reciclados e a decoração do pingente não precisa necessariamente ser apenas um no centro: também pode ser muitas correntes cheias de pedras e miçangas!
Com velhas conchas de madeira pintadas - é mais decorativo do que qualquer outra coisa, mas com certeza chama a atenção!
E por que não usar talheres velhos?
Ou ainda os pauzinhos do centro do encosto de uma cadeira velha, aqueles torneados com um ar um pouco vintage!
Discos de cobre (podendo usar uma prensa hidráulica ou algo semelhante também podem ser obtidos de moedas antigas) pendurados em um galho: são bonitos e quanto mais finos forem, mais tilintarão de maneira agradável se forem movidos pelo vento.
Mesmo com vasos de terracota você pode criar um sino destes: há aqueles que colocam vasos de tamanho semelhante ao longo de uma corda ou corrente e aqueles que, por outro lado, quase conseguem inserir vasos de dimensões progressivamente menores um dentro do outro, com um pendente decorativo na parte inferior.
Correntes de pérolas com chaves antigas penduradas na ponta: uma decoração com um charme decididamente chique.
Correntes com um pouco de tudo: relógios, chaves, conchas, cadeados... Uma mistura eclética e fascinante.
Discos de madeira: a alternativa "silenciosa" - ou quase - aos discos de cobre!
Você gostaria de criar sinos dos ventos como estes?