Não sabe qual planta escolher para decorar? Existem algumas bonitas e fáceis de cultivar
Qualquer revista de decoração indica sempre a adição de algumas plantas como passo fundamental para completar a preparação de um espaço. É verdade que nem todas as casas têm condições de luz ou espaço que permitem uma ampla escolha de variedades e, em alguns casos, a escuridão e as temperaturas impedem que você cultive algo com sucesso.
Mas, salvo em casos extremos, é sempre possível encontrar uma planta adequada às suas necessidades: as que requerem muito pouco cuidado, as que também se adaptam a condições de pouca luz, as que preferem a humidade... A natureza nos oferece muitas opções, e além das plantas de casa mais comuns existem outras que vale a pena descobrir, sempre muito bonitas e, de qualquer forma, bastante simples de cuidar.
Aspidistra
A planta resistente para quem não tem muita luz disponível. Originária da China, está presente em diversas variedades, mas o mais comum é a Elatior. No entanto, todas são plantas elegantes com folhas lisas e afiladas. Se a temperatura não cair abaixo de 10° e o cômodo estiver um pouco iluminado (sem necessidade de sol direto), elas prosperam por muito tempo sem precisar de cuidados constantes. No entanto, caso se acumule muita poeira, será necessário de tempos em tempos limpar as folhas com um pano umedecido em água para que elas respirem.
Muitas vezes elas são colocadas nos banheiros, onde talvez haja menos luz direta, mas muita umidade: elas não precisam ser regadas com frequência, mas apenas quando a terra do vaso está realmente seca, então se beneficiam muito da umidade no ar.
Tillandsiae
Você está preocupado em saber quando regar? As Tillandsiae eliminam o problema: não precisam de solo e vivem da umidade do ar. É por isso que elas também são chamadas de "plantas eólicas". Elas têm mil formas e cores diferentes, talvez até com longOs tufos que descem ou tufos coloridos que se elevam, e como precisam de suportes onde serem colocadas, permitem decorar de uma maneira super criativa: você pode colocá-las em conchas, em composições de madeiras ou pedras e muito mais.
Na natureza crescem em árvores e são as folhas que absorvem água e nutrientes. Em ambientes secos ou em períodos de calor seco, portanto, é necessário vaporizá-las com um pouco de água regularmente. Quanto à exposição, depende das variedades: geralmente aquelas verdes e aquelas com folhas mais delicadas requerem menos sol, mais umidade e um ambiente geralmente fresco; enquanto aquelas com folhas acinzentadas mais rígidas preferem mais luz e temperaturas mais altas.
Pilea Peperomioides
Ela é linda e auspiciosa, e fácil de cultivar. Esta planta, aliás, também é conhecida como a "planta da moeda" devido às suas folhas redondas, e esta forma particularmente cativante fez dela uma verdadeira tendência no design de interiores.
Adora ambientes claros, mas não precisa estar em contato direto com os raios do sol. Ela não pode ficar perto de radiadores e vários aquecedores. Quando os galhos ficam mais compridos começam a descer e a planta fica com uma copa homogeneamente desenvolvida - se você não gosta que ela desça em apenas uma direção - gire o vaso toda semana ou a cada duas semanas.
Você pode colocá-la ao ar livre no final da primavera, mas tenha cuidado, ela não gosta de temperaturas muito altas (acima de 30°), portanto, mantenha a planta mais abrigada possível durante os períodos mais quentes.
Violeta
Até mesmo algumas flores! As violetas africanas não precisam de muita água e são adequadas para crescer dentro de casa, onde podemos mantê-las em condições bastante constantes. Na verdade, elas são nativas da África e querem posições luminosas, mas não expostos à luz solar direta, e quanto à irrigação elas pedem para garantir que o solo esteja sempre úmido, mas não molhado, e o solo deve ser bem drenado, para evitar a estagnação da água. Elas também apreciam um mínimo de ventilação. Se você notar folhas mortas, elas devem ser removidas rapidamente.
Você tem alguma dessas plantas em casa?