Você quer expulsar os pombos da varanda? Experimente estes remédios não agressivos
Na cidade e fora dela é fácil encontrarmos muitos pombos que escolhem os telhados ou varandas das nossas casas como ponto de encontro preferido. Ao longo dos anos, esses animais se acostumaram completamente à vida em contato próximo com os humanos, por isso é difícil dissuadi-los de ficar em nossas casas sem recorrer a algum remédio. Infelizmente, quanto mais dessas aves ficam por muito tempo e habitualmente em um ponto, mais sujeira se acumula e ela traz riscos à nossa saúde das pessoas.
A questão, portanto, passa a ser a de usar métodos eficazes, mas também respeitosos com esses animais. Existem vários que valem a pena tentar quando a situação se torna insustentável, e vamos falar sobre eles abaixo.
- O gel óptico: é um remédio inovador e também ecológico. Aliás, não suja, não é tóxico para os animais e nem estraga a estética dos edifícios. É um impedimento visual e olfativo: possui plaquetas em seu interior que refletem a luz ultravioleta e, portanto, causam flashes que, aos olhos do pássaro, parecem chamas e, portanto, afastam os pássaros que se aproximam. Além disso, as plaquetas contêm óleos naturais que esses animais não gostam, razão pela qual também são considerados repelentes olfativos. A desvantagem é que eles ainda devem ser substituídos periodicamente por outros.
- Objetos pontiagudos: se colocados nos lugares certos, estes objetos evitam que as aves pousem nas várias superfícies que costumam preferir e, portanto, também criem ninhos. O problema é que muitas vezes são muito evidentes e estragam a estética dos edifícios ou suportes sobre os quais estão instalados. Ao contrário do gel, no entanto, eles são mais duradouros.
- Redes: não raramente as redes são instaladas nas varandas, especialmente se forem varandas em andares muito altos. Elas são usadas também quando temos crianças e animais domésticos em casa e geralmente não têm um impacto visual apreciável de longe, então não estragam tanto a aparência do edifício.
- Dispositivos sonoros: como os pássaros têm uma audição mais sensível a certas frequências do que os humanos, podem ser instalados esses dispositivos que emitem ondas sonoras em frequências imperceptíveis para nós, mas muito irritantes para eles.
- Spray: também um remédio caseiro, mas que deve ser aplicado com frequência. Eles geralmente são feitos de pimentas. Por exemplo, as pimentas secas são esmagadas, depois fervidas em água e vinagre em partes iguais por algumas horas com a tampa fechada. Quando estiver muito quente, você também pode despejar os ingredientes em uma garrafa para mantê-los fechados e ao sol por várias horas. Terminada a infusão, despeje tudo em um borrifador para pulverizar o produto em todas as superfícies onde os pombos costumam descansar.
Você já tentou algum desses métodos?