Você sonha em transformar a sua van em um camper e partir em uma aventura? Descubra como esta garota fez isso
Alguma vez você já quis desistir de tudo e levar uma vida nômade pelo mundo? Para muitos continua sendo um sonho, que pode até nem ressurgir com frequência, mas há alguém que pegou essa ideia utópica e a transformou em realidade. É o caso de uma jovem inglesa de apenas 21 anos: ela se chama Amélise Burr e depois de um dramático problema familiar decidiu fazer de uma van a sua casa.
Então ela embarcou em um projeto épico de bricolage dando vida a Gloria, a mini-casa móvel na qual ela vive há vários meses pela Europa com seu cachorro Gigi. Continue a ler para saber mais.
Como muitos, Amélise (ou mesmo apenas Ame) ficou fascinada com as histórias de quem faz essa escolha radical na vida. Aliás, ela conta em suas redes sociais (tem um blog, uma conta no Instagram, um TikTok e até um canal no YouTube) que em 2019 a morte de sua avó devastou sua vida. "Eu me peguei me perguntando se valia a pena viver, com toda a dor que vem da perda."
Ao tentar dar sentido à sua vida diante do abismo deixado por um ente querido, Ame percebeu que até aquele momento ela "nunca havia vivido, apenas sobrevivido, apenas existido e prosseguido todos os dias".
Ficou, portanto, fascinada com a tendência das micro casas, as chamadas "tiny living" que fazem sucesso online há alguns anos e dali a descobrir a "Van Life" no YouTube - ou a vida de quem transforma uma van ou veículo off-road em uma espécie de camper super compacto e o transforma em sua própria residência móvel - foi um piscar de olhos.
"Senti essa conexão INSTANTÂNEA e o desejo insaciável de viver uma vida tão lindamente simples e depois de três anos sonhando, planejando, construindo e economizando estou finalmente morando na van que transformei sozinha e que se chama Gloria, junto com meu cachorrinho Gigi".
Ame documentou seu processo, completo com uma lista de materiais, nos vários canais das redes sociais. Você pode ver o vídeo do projeto completo aqui. Ao todo, custou menos de dez mil libras.
A van foi isolada termicamente, equipada com estruturas de madeira para construir um contentor na parte inferior (acessível pela porta do bagageiro) e também equipada com sistema de aquecimento.
Não faltam luzes, compartimentos para guardar o necessário, pia e cozinha compacta, estação de carregamento e uma pequena geladeira. Em um canto, então, um assento sob medida esconde um chuveiro!
Novamente, há painéis solares no telhado e tanques de água sob o piso.
A nova vida de Amélise a leva pela Europa, com Gloria e Gigi sempre em lugares sugestivos. Não faltam sacrifícios e privações, mas é certamente uma grande fonte de inspiração, talvez para emular este espírito aventureiro e criar um mini-camper sob medida: podemos não ter a oportunidade de viver lá todo o ano, mas seria incrível sair de férias trazendo dele a nossa própria "casa".