Plantas suculentas como esculturas: descubra as variedades com as formas mais incríveis!
Que a flora seja um reino extraordinário não é mistério, mas não é fácil imaginar as milhares de formas e cores em que elas podem se apresentar: especialmente no mundo das espécies suculentas, existem espécimes que é difícil acreditar que sejam reais.
Existem plantas com folhas que parecem golfinhos ou orelhas de coelho, outras que têm a forma de uma sereia mergulhando na água e mais: abaixo você encontrará algumas plantas com uma forma absolutamente fascinante que talvez você possa adicionar à sua coleção.
Epiphyllum anguliger
Uma planta muito estranha: é considerada um cacto mesmo que não pareça (não tem nenhum espinho), e na natureza é uma planta epífita, que cresce em árvores (como as orquídeas). Quando jovem, cresce com folhas em forma de espinha de peixe eretas, mas lentamente assume uma postura caída. Também tem uma bela floração. Adora ambientes muito úmidos (ao contrário dos cactos) e luz filtrada.
Myrtillocactus geometrizans com crista
Também esta planta, como a anterior, vem do México, mas ao contrário da outra é típica de ambientes desérticos. Na natureza atinge até 4 metros de altura, mas o cultivo em casa não permite atingir dimensões igualmente grandes: nos melhores dos casos, cresce até um metro e meio e dificilmente produz flores.
Sua beleza, porém, está na forma escultórica, que parece ter sido moldada pelo vento ou pela correnteza do mar.
Senecio Peregrinus
Cada folha parece um golfinho pulando nas ondas! Esta planta pode crescer até 90 centímetros com ramos caídos, mas não excede 15 centímetros de altura. Com a sua postura é perfeita para colocar em cestos pendurados ou em vasos colocados em algum parapeito de janela, prateleira ou balaustrada, para que a folhagem possa descer livremente. Lembre-se de escolher um local claro, mas onde a planta não fique exposta à luz solar direta por muito tempo.
Crested Senecio Vitalis
Ela vem do extremo sul da África e é uma planta verdadeiramente bonita, atingindo no máximo 60 cm de altura, mas pode se espalhar até 90-150 cm. Sua forma, e a cor verde com tons azulados, fazem com que pareça a cauda de uma sereia mergulhando na água. Também parece crescer no inverno e hibernar no verão.
Precisa de solo para cactus, e prefere exposição em local ensolarado ou levemente sombreado.
Monilaria obconica
Muitos coelhinhos que brotam do chão com as orelhas erguidas: esta é a aparência dos brotos de Monilaria obconica. Mesmo à medida que crescem, essas folhas aveludadas continuam a nos lembrar desses bichinhos fofos, e é por isso que é uma das plantas que se tornaram muito populares no Japão.
É uma suculenta sem espinhos que cresce em áreas secas e necessita de pouquíssimos cuidados: exposição em locais claros e pouca rega. Se você tiver sorte, também verá suas lindas flores brancas que lembram pequenas margaridas!
Lithops
Também conhecidas como "pedras vivas", essas plantas do deserto precisam de muito pouca água, mas devem ser cultivadas em ambientes que não desçam abaixo de 15° C (e a temperatura ideal varia entre 17 e 23 graus) garantindo exposição a pleno sol por pelo menos 5 horas por dia. A maneira mais bonita de exibi-las é em tigelas onde são cercadas por seixos e areia, de modo a camuflá-las.
Você já cultivou essas plantas?