Desfrute da sombra da sua árvore favorita com uma plataforma construída aos seus pés!
Muitas vezes pensamos que a única forma de tornar um jardim confortável é investir em espreguiçadeiras, poltronas, balanços e móveis semelhantes: certamente são sempre soluções muito bonitas e confortáveis, mas também existem alternativas fixas que vale a pena considerar.
Como, por exemplo, as áreas pavimentadas de madeira, levantadas do solo: são plataformas de várias formas que incorporam o tronco de uma ou mais árvores, de forma a criar um espaço a ser equipado até mesmo apenas com almofadas, mas também com móveis, para relaxar à sombra de suas árvores favoritas sem ter que ficar no meio da terra ou pisar na grama. Confira as ideias abaixo.
Qualquer que seja a forma que a plataforma deva ter, o método de construção é mais ou menos sempre o mesmo, com vigas e tijolos de suporte para criar a grelha que suportará a cobertura feita de tábuas de madeira.
Na maioria dos casos, as placas de revestimento da superfície são dispostas lado a lado e todas na mesma direção, mas nada impede que você crie um design diferente.
São projetos pensados para durar, mas se forem demasiado caros em termos de despesas ou mesmo do tempo necessário para os realizar, pode sempre tentar criar uma plataforma juntando várias... plataformas! Ou seja, usando paletes: assim também entendemos o quanto e como explorar essas soluções para depois fazer uma construção duradoura.
Se a árvore estiver em um declive, criar uma plataforma de madeira que a envolva também irá possibilitar que uma parte do jardim que naturalmente não seria muito utilizada seja aproveitada.
É mais fácil construir plataformas que tenham formas quadradas ou retangulares, mas aquelas com formas redondas também são bonitas.
E uma plataforma redonda também poderia ser colocada no meio de várias árvores dispostas mais ou menos em círculo, talvez até com um canto com um banco integrado.
Tendo espaço disponível, é muito bom pensar em criar uma plataforma com uma forma curva mas irregular, um pouco como uma ilha no meio do gramado.
Uma plataforma octogonal que contorna a árvore e no centro, com a mesma forma mas menor, uma mesa completa com cadeiras: o tronco da árvore será a peça central por excelência!
Quando a árvore que sombreia a plataforma ainda não cresceu muito, e então seu tronco ainda vai se alargar, você pode pensar em construir a estrutura de forma que apenas um lado dela toque o tronco.
Nos jardins de inspiração japonesa, as plataformas criam áreas pavimentadas elevadas que se movem entre canteiros de flores e não apenas árvores.
Ao contatar alguns profissionais poderá também criar designs verdadeiramente inovadores e extraordinários.
Você gostaria de ter uma plataforma sob a árvore no jardim?