Você nunca sabe se regular com a rega das plantas? Tente regar por baixo
Cada vez que lemos instruções sobre como regar as plantas, é muito provável que encontremos explícito o alerta para evitar a estagnação da água: estamos de fato acostumados a regar as plantas por cima, ou seja, fazendo com que a água chegue ao solo (melhor evitar as folhas), e depois desça atingindo as raízes.
Muitas vezes, porém, não percebemos que o solo dentro dos vasos é muito compacto e pesado e, portanto, se torna uma esponja cheia de água ao redor das raízes, que na verdade ficam saturadas e "afogadas". É daí que surge a podridão radicular que leva à morte das plantas, quase sempre irremediável. A primeira linha de defesa é colocar um solo leve e bem drenado, mas e então?
Quem tem experiência sabe quanto regar e com que frequência, para evitar a estagnação da água. Mas é possível evitar resultados indesejados mesmo sem ser um especialista: na verdade, você pode regar as plantas por baixo, como visto em muitos viveiros.
Video tutorial via PLANTERINA/YouTube
O que é preciso?
Tudo o que você precisa é de um pires grande para cada pote e, no caso de vários potes pequenos, é melhor usar um recipiente grande para colocá-los juntos: pode ser uma assadeira velha, uma bacia, um balde etc.
Como se faz?
O método é intuitivo: encha o pires com água com o vaso já, ou despeje 3 dedos de água no recipiente em que você colocará vários vasos juntos. Também é aconselhável evitar usar apenas água da torneira, que geralmente contém uma grande quantidade de cloro. Se não puder usar água da chuva, pode colocar metade água da torneira e metade de água destilada.
Caso contrário, você pode encher o recipiente com água da torneira e esperar 24 horas antes de colocar as plantas nele: esse é o tempo que leva para o cloro desaparecer.
Deixe os vasos por cerca de dez minutos, e caso não sinta umidade no solo (inserindo um dedo), deixe por mais 10 minutos. De qualquer forma, após no máximo meia hora, é aconselhável drenar o excesso de água.
Com que frequência?
Insira um dedo entre a terra do vaso e a parede do próprio vaso: se sentir umidade a menos de alguns centímetros de profundidade, deve regar.
Por que funciona e quais são os benefícios?
Se você pensar bem, as plantas em seu habitat natural não encontram água estagnada sob as raízes: a água continua a drenar cada vez mais fundo e se afasta delas. Desta forma, não há risco de saturar as raízes. Além disso, as raízes são estimuladas a buscar água de baixo, para que cresçam mais profundas e mais fortes.
Você pode descobrir mais sobre esse método assistindo a este vídeo.